Sociedades disfuncionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAP. 13 - SOCIEDADES DISFUNCIONAIS
Entre os países desenvolvidos e os cinqüenta estados norte-americanos, a maior parte dos grandes problemas sociais e de saúde do mundo é mais comumente encontrada nas sociedades mais desiguais. A desigualdade aparentemente torna os países socialmente disfuncionais em relação a uma vasta gama de resultados, existe uma relação entre ela e o índice de problemassociais e de saúde. Já nos países igualitários o único problema social que tende a ser mais comum é o suicídio.

Outras explicações?
Uma maior igualdade pode ser alcançada usando os impostos e os benefícios para redistribuir rendimentos muitos desiguais, ou através de uma maior igualdade nos rendimentos brutos antes das deduções fiscais e de benefícios, implicando assim em uma menornecessidade de redistribuição. Talvez, nem sempre se faça necessária uma grande intervenção por parte do Estado para que as vantagens de uma sociedade mais igualitária sejam alcançadas, visto que os governos podem fazer despesas para que problemas sociais sejam evitados, pois a maneira como uma sociedade alcança maior índice de igualdade importa menos do que o fato de alcançar ou não esse objetivo.Etnicidade e desigualdade
Muitas vezes as pessoas se perguntam se as divisões étnicas nas sociedades podem explicar a relação que há entre a desigualdade e a alta ocorrência se problemas sociais e de saúde. Existem dois motivos para pensar que pode haver uma ligação. O primeiro é a idéia de que alguns grupos étnicos são menos capazes e mai suscetíveis a ter problemas. Essa idéia deve ser rejeitadaporque se configura um grande preconceito racial. A segunda possibilidade e mais séria é a que na maioria das vezes possuem mais problemas porque são excluídas das oportunidades de educação e emprego que são necessárias para que uma vida melhor seja alcançada.
Talvez possa ser que as divisões étnicas aumentem a discriminação social e a exclusão, mas os problemas como os sociais e de saúdedeficiente tornam-se mais comuns quanto maior for a privação relativa sofrida pelas pessoas, isso independentemente de sua etnia. Assim sendo, a divisão étnica aumenta os preconceitos e contribui para que as diferenças de rendimento se alarguem.

Histórias diferentes
Outra idéia que é lançada muitas vezes como explicação de que a razão da desigualdade de rendimentos relaciona-se com problemas de ordemsocial e de saúde é que o mais importante não é a desigualdade propriamente dita, e sim os fatores históricos que levaram as sociedades a tornarem-se mais ou menos igualitárias. A prevalência desses problemas não se resume a um mero reflexo padronizado das histórias singulares dessas sociedades. Pelo contrário, obedece a um padrão que corresponde ao grau de desigualdade decorrente das mesmas. Omais importante não parece ser a forma como as sociedades chegaram a seu estado atual, mas sim para onde se encaminham agora em termos de igualdade.

Todos beneficiam
É aparentemente óbvio que os problemas associados à relativa privação deveriam ser mais comuns em sociedades mais desiguais. Supõe-se que uma maior igualdade ajude aqueles que se encontram no fundo da escala social, dessa forma amaioria da população é lesada pela existência de uma maior desigualdade e os seus efeitos Mao se restringem apenas aos mais carentes e afetam a grande maioria da população. Ao que tudo indica até mesmo os grupos mais ricos se beneficiam pela igualdade, o que traz ganhos substanciais até para a pequena maioria daqueles que são imensamente ricos.
Causalidade
As relações existentes entre adesigualdade e problemas com a saúde deficiente e aqueles de ordem social são muito fortes para serem atribuídas ao acaso, entretanto, a mera relação entre si não basta para provar a causalidade e, mesmo que haja uma relação causal, isso não permite identificar o que é causa e o que é efeito. As pessoas tendem a sugerir que a desigualdade causa todo o resto, mas talvez tudo funcione de maneira inversa e...
tracking img