Sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hoje o Brasil possui uma sociedade bem mais escolarizada do que 1960, mas mesmo assim o profissional da educação está cada vez desvalorizado, resultado de acontecimento históricos de nossa sociedade. Até mesmo a instituição escolar tem sido pressionada a repensar seu papel de reprodução das relações sociais, uma vez que a sociedade passa por um conjunto de acontecimentos que criam novasrealidades sociais, políticas, econômicas dentre outras.
Neste sentido este trabalho tem como objetivo compreender o papel da escola e do profissional da educação como agente essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática. Este trabalho é importante porque busca fazer uma análise das transformações do processo educacional brasileiro atual, considerando como a escola devetrabalhar as mudanças na sociedade por meio das práticas escolares, considerar também como o professor pode trabalhar para a formação de um sujeito ético, político e ainda, analisar como a sociedade e o Estado podem valorizar definitivamente o trabalho do professor. Antes de pensarmos como a escola deve trabalhar as mudanças, primeiramente devemos discutir a questão da mudança e da transformação dasociedade. Isso implica em ver como as instituições escolares vêm sendo pressionadas a repensar seu papel diante das transformações que caracterizam o acelerado processo de integração e reestruturação capitalista mundial.
Segundo Libâneo, (2004, p. 45) essas transformações, decorrem da conjugação de um conjunto de acontecimentos e processos que acabam por caracterizar novas realidades sociais,políticas, econômicas, culturais e geográficas. Segundo esse autor, dentre os aspectos mais visíveis desse fenômeno destacam-se: avanços tecnológicos, a globalização da sociedade, a difusão da informação, o agravamento da exclusão social, entre outros fatores. Diante das transformações ocorridas eis a pergunta-chave: o que a escola poderia levar de inovador para a sala de aula? Mudar é preciso, noentanto, deve ser um processo moldado pela transformação, que no caso do ensino, traduz-se pela aquisição de um processo mais interiorizado: a aprendizagem. Daí, é preciso insistir que tudo quanto fazemos em aula, por menor que seja, incide em maior ou menor grau na formação de nossos alunos. A maneira de organizar a aula, o tipo de incentivos, as expectativas que depositamos, os materiais queutilizamos e mesmo o conteúdo .No entanto, salienta-se, que a transformação social não é encargo apenas da escola mas também da família bem como do Estado. As mudanças que ocorreram no final do século XX geraram pontos positivos e negativos para a educação. Na década de 1960, a sociedade era muito rígida, refletindo numa educação tradicional e conservadora. Nessa época os pais sentiam-seenvergonhados diante do professor caso seus filhos não atingissem a média exigida ou agissem com indisciplina. Nesse período era válida somente a fala do professor, apenas ele possuía o saber e tinha autoridade máxima por isso poderia aplicar punições severas tais como: palmatória, ajoelhar atrás das portas ou puxar as orelhas. No entanto a relações professor e aluno de hoje em dia mudaram bastante. Aescola tornou-se menos rígida, valorizando mais aluno do que o professor. Este, perdeu a sua autoridade e o respeito com os pais e alunos. Hoje é proibido qualquer punição que possa ser entendida como agressão. Atualmente foram criadas leis que amparam as crianças e adolescentes, tirando assim a responsabilidade do aluno e transferindo-as aos pais e professores. Diante disso, muitos pais acham queeducar os filhos é a obrigação da escola, de maneira que se o filho tira nota ruins a culpa vai para os professores. Importante salientar ainda que a escola deve valorizar a presença dos pais no convívio escolar, estando presente nos eventos da escola, nas reuniões ou palestras, talvez assim pais e professor unidos com os mesmos objetivos possam enfrentar as mudanças da sociedade com as êxito....
tracking img