Sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ELABORAR SOCIEDADE
Existem algumas possibilidades que irei descrever, pois é do modo que trato cada umas delas no meu dia a dia. Existem até nomes corretos para cada uma, mas não me lembro.
A sociedade 1: os sócios obtêm 50% de tudo (pró-labore e lucro), indiferente no caso da pizzaria, se um irá colocar a mão na massa ou não.
A sociedade 2: os sócios obtêm 50% só lucro no final do exercício,porém existe uma divisão mais racional no pró-labore mensal, isso vai depender muito das horas trabalhadas de cada um podendo ser 30-70... 40-60 etc.., da verba mensal destinada ao pró-labore.
A sociedade 3: Pró-labore mensal igual para os sócios, porem no final do exercício a divisão do lucro segue o raciocínio anterior', ou seja, não é dividido por igual (30-70... 40-60.. etc).
A sociedade 4:Pró-labore com valores diferentes mensais e divisão dos lucros no final do exercício também diferente.
A sociedade 5: acho que essa se identifica melhor no seu caso, pois é o que se costuma fazer quando um sócio entra com o dinheiro e outro com o conhecimento. Divisão diferenciada do pró-labore mensal, normalmente quem tem o conhecimento detém um valor BEM maior, e no final do exercício o lucrointeiro vai para o investidor até o valor que ele investiu ser amortizado, após isso, pode-se fazer um novo contrato...
A sociedade 6: Tb no caso de investidor, porém é usado outra linha de raciocínio. Pró-labore e Lucros divididos em 50%, e o valor que o sócio investiu é amortizado mensalmente pela empresa com juros, correção etc.., como se tivesse feito um financiamento e a empresa paga asparcelas mensais. Esse caso só é vantajoso para o sócio- investidor se o dinheiro que ele receber for mais vantajoso do que as aplicações do mercado.
Existem mais formas..., porém as mais conhecidas no mercado são essas...
Aconselho que, de qualquer forma, isso seja colocado no papel, ou seja, no contrato social (a porcentagem destinada mensal para o pró-labore e a divisão dos lucros no final doexercício, e detalhe tem empresas que não fazem a divisão do lucro necessariamente no final do ano, isso também é determinado pelos sócios, você faz a contagem ao final de 12 meses não necessariamente usar o mês de janeiro).
Se você entrar com 40% de capital, a divisão do lucro no final do exercício será de 40% pra vc e 60% para ele.. Na questão do pró-labore. Você terá que ver a quantidade de horastrabalhada.. Ou negociar o seu now how com o seu sócio. E discutir a porcentagem de cada no pró-labore...
Sim você pode comprar mais 10%. Mas ai a coisa já é um pouco mais difícil, vou tentar explicar:
Se você fizer essa compra depois de algum tempo da empresa funcionando o valor será bem mais alto do que em comparado os 10% do valo do capital inicial (ou investimento). Pois ao longo dofuncionamento da empresa, a mesma vai agregando valores, aumentando o patrimônio, carteira de clientes e principalmente o poder do capital de giro (todos esses itens são variáveis para negociação do valor da empresa. depois de funcionamento).
O que já vi muitos empresários negociarem é a diminuição do valor da retirada do pró-labore, e esse ir pagando o valor do montante de 10% da empresa, para que umsócio se equipare com o outro...
Podem, deixo bem claro, que nada disse é obrigado, tudo faz parte de acordo de negociação...
O período do lucro realizado normalmente é de 12 meses... (alias, não tenho conhecimento de um tempo menor que esse)...
Por exemplo: Se começar a empresa no mês de Setembro/2009 no mês de Setembro/2010 estaria sendo feito o fechamento do lucro do período.
Muitas empresastrabalham com o fechamento junto com a declaração do imposto de renda (mão não saberia de mais detalhe para te dizer)
Porém tudo isso é negociável e são vocês sócios que decidem isso.
Acho esse assunto de extrema importância, pois decidido isso, e cumprido é claro, vai ser muito mais fácil você administrar o capital de giro, posteriores investimentos entre as outras inúmeras coisas que nos...
tracking img