Sociedade e organizações - cederj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1844 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AD1 – Sociedade e Organizações
Aluna: Lívia Vivas Marins Soares
Matr.: 11215060177
Pólo: São Gonçalo

Questão 1: Relação social é o produto da interestimulação envolvendo dois ou mais indivíduos assim como organizações.  A partir desta premissa explique e exemplifique como se institucionaliza as relações entre os indivíduos e as organizações?

Resposta: As relações são institucionalizadaspela aplicação de práticas baseadas em expectativas e valores, padrões e modelos definidos pela instituição. Todas as relações sociais entre os indivíduos implicam interações padronizadas e interesses complementares, mesmo quando apresentam conflitos. O indivíduo ocupa, em cada grupo de que faz parte, uma posição que lhe assegura direitos e lhe impõe deveres.
Como exemplo, podemos citar a relaçãoempregado x empregador, na qual o trabalhador deve desempenhar suas atividades dentro de um padrão de qualidade, produtividade e postura esperados, definidos pelo empregador, em troca de remuneração e benefícios previamente acordados entre eles.

Questão 2: A Revolução Industrial propiciou uma mudança radical no modelo de produção até então existente. Explique e exemplifique as conseqüências,em termos sociais e econômicos desta revolução?

Resposta:
Efeitos sociais da Revolução Industrial:
• a conversão de grandes massas humanas em simples trabalhadores privados
de posses e totalmente explorados pelos donos dos meios de produção;
• o efeito traumático provocado pelo desaparecimento dos pequenos proprietários
rurais, dos artesãos independentes, da imposição de prolongadas horasde
trabalho etc.;
• a utilização da máquina nos processos de produção que destruiu o artesão
independente e o submeteu a uma severa disciplina, bem como a novas formas
de conduta e de relações de trabalho;
• o aparecimento da classe trabalhadora urbana basicamente formada de
operários, operadores repetitivos de máquinas;
• o surgimento e o trágico aumento da prostituição, do suicídio, doalcoolismo,
do infanticídio, da criminalidade etc.
Os efeitos econômicos são:
• a redução dos preços e a popularização dos produtos, ampliando mercados e o desejo pelo consumo.
• aumento do desemprego, em conseqüência da substituição do trabalho humano pelas máquinas
• desvalorização da força de trabalho, uma vez que houve significativa diminuição da oferta de emprego e considerávelaumento da procura.

Questão 3: Nos tempos atuais, as transformações que a sociedade industrial e capitalista vem sofrendo tem provocado mudanças na estrutura e organização do trabalho. Explique as causas destes processos, exemplificando?

Resposta: As transformações na estrutura e organização das empresas deve-se a necessidade das empresas de manutenção no mercado, com lucro e competitividade, oque levou à busca por uma organização da produção e do trabalho de modo a otimizar recursos, produzindo um número cada vez maior de produtos numa mesma linha de produção e capaz de enfrentar as oscilações do mercado.
A constituição do novo modelo de gerenciamento e organização do trabalho passou a exigir novas habilidades do trabalhador e a buscar a constituição do chamado “operário total”, commúltiplas habilidades, responsável, com iniciativa e “flexível”. Exige-se dele menos destreza manual e mais habilidade intelectual. Como exemplo, citamos as fábricas de automóveis, nas quais o operário é conhecedor de todo o processo de fabricação do veículo, e não apenas de parte deste.

Questão 4: O tema satisfação e qualidade de vida no trabalho tem dominado o cenário organizacional nas ultimasdécadas com perspectivas de se tornar mais critico conforme a tecnologia substitui as funções mais mecanicistas por sistemas de automação. Faça uma síntese destes temas abordando os principais teóricos que tratam dos assuntos.

- Para Wagner III, satisfação no trabalho resulta da percepção de que nosso trabalho realiza ou permite a realização de valores importantes relativos ao próprio...
tracking img