Sociedade e diversidade no contexto educacional resumo aula 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1304 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unopar- Curso de Graduação em Pedagogia
Sociedade e Diversidade no contexto Educacional-Aula 1
Camila Uminski

Transformação da sociedade até o surgimento da sociologia

No século XV ocorreram as grandes navegações que possibilitaram o homem a descoberta de novas terras fazendo surgir colônias de exploração (África, Ásia e América) e expandir o comércio com o surgimento de novasmercadorias, desenvolvendo um mercado mundial, criando assim uma nova classe social, a dos comerciantes: Os Burgos.
Ainda no século XV e também XVI surgiu o renascimento, que foi um período de valorização das humanidades, artes e conhecimentos. A sociedade que até então era Teocentrista passa a ser Antropocentrista, agindo de acordo com a razão e a ciência além da fé fazendo com que a mesma perca partede sua força.
Quase em um mesmo momento surge uma nova maneira de interpretar a religião, o protestantismo. Martim Lutero e João Calvino voltam-se contra a igreja e seus paradigmas. Acreditando que a salvação do homem se dá pelos atos praticados em vida e pela fé e da alma pelo trabalho justo e honesto.
E no século XVIII tivemos duas grandes revoluções que marcaram muitas mudanças nasociedade a Revolução Francesa que foi a luta da burguesia e camponeses contra o clero e nobreza. A burguesia já possuía poder econômico devido ao comercio, mas queria também o poder politico que ainda se encontrava nas mãos do clero. Eles lutaram por um novo sistema politico hoje denominado Democracia. Teve forte influencia do iluminismo e seu lema era liberdade, igualdade e fraternidade.
Já em 1750aconteceu a revolução industrial, implantando maquinas para o trabalho e a produção em massa gerando novas relações de produção, trabalho e sobrevivência. (Maquinofatura) . A partir daí sociedade teve como base o trabalho e a economia, virando assim uma sociedade capitalista.

Atividade: Como as transformações nas relações de trabalho afetaram as relações sociais?Hoje, somos totalmenteconsumistas, e como mostrado no vídeo servidão moderna 1, vimemos para obedecer, produzir e consumir. Esquecemos o modelo de vida antigo e passamos a viver em prol de trabalhar para produzir e sendo assim poder consumir cada vez mais.Hoje sinônimo de ser bem sucedido e ter respeito é ter sempre coisas modernas e caras, velhos e importantes valores acabaram se perdendo em meio a esse consumismoexagerado que nos cerca, família, escola, religião, amigos, tudo isso passou ater um papel menos em nossa vida nos tornando pessoas mais superficiais. |

A Biologia Social de Emile Durkheim

No século XIX vivíamos então em uma sociedade democrática e antropocentrista baseada no capitalismo.
Nesse momento o homem busca explicar a sua existência baseado não mais em mitos e teologias e sim na suaação dentro da sociedade. E surge Emile Durkheim, filosofo que acaba por emancipar a sociologia da filosofia tornando-a disciplina cientifica. Com forte influencia do positivismo acreditava que a sociologia era uma espécie de biologia social, comparando a sociedade a um organismo humano, várias partes porem todas interdependentes. E assim como todo organismo segundo ele, a sociedade apresentavaestados normais e patológicos. Seu objetivo era não só explicar a sociedade como também encontrar remédios para a vida social, buscando incessantemente encontrar a estabilidade entre as partes do organismo, pois essa seria responsável pelo progresso social.
Quando há conflitos em um dos órgãos, entramos em anomia social, que representa uma situação em que a sociedade encontra-se sem leis e regrasclaramente estabelecidas.
Durkheim considerava um fato social como normal quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação e evolução. Assim ele afirma que o crime, por exemplo, é normal não só por ser encontrado em qualquer sociedade, em qualquer época, como também por representar a importância dos valores sociais que repudiam...
tracking img