Sociedade e direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO DO ESTUDO DO DIREITO

Capitulo IV: SOCIEDADE E DIREITO

10. A SOCIABILIDADE HUMANA
Segundo Paulo Nader, o ser humano nasceu para conviver e interagir com outro ser de sua espécie, ohomem é por natureza um ser social, só se realizando na vida em sociedade. É na vida em sociedade que ele desenvolve-se e torna-se capaz de transformar o mundo exterior no sentido de atender as suasnecessidades.
11. O “ESTADO DE NATUREZA”
É da natureza humana a vida gregária, diz o autor, nesse sentido é impossível sustentar a tese de que o homem já teria vivido o “Estado da Natureza”, isto é,de que o homem viveu e/ou é capaz de viver isoladamente. O autor aponta exemplos de homens que optaram ou que de forma infortuna, passaram a viver de maneira isolada, que tal fato só foi possívelmediante as experiências do seu convívio anterior em sociedade.
Portanto, insistir no estudo do “Estado da natureza” só iria comprovar, segundo NADER, que “fora da sociedade não há condição de vida parao homem”.
12. FORMAS DE INTERÇÃO SOCIAL E A AÇÃO DO DIREITO
Interação Social: é o processo pela qual as pessoas e/ou os grupos sociais se relacionam na busca de seus objetivos, dos interessescomuns. Na interação social as pessoas reconhecem as normas e condutas do vividas pelo grupo social. Na dinâmica do convívio social é natural que nas relações entre as pessoas surjam ações de cooperaçãoe/ou competição e que dessas relações apareça situações de conflito.
A relação de Cooperação é direta e objetiva, pois as pessoas agem em busca de um mesmo objetivo. Já na Competição, a relação éindireta e positiva, as pessoas e/ou de grupos sociais agem competitivamente em busca do que almejam, tentando excluir os outros.
As relações de conflitos são diretas e negativas, surgem quando osinteresses divergem e as normas sociais não conseguem pelo dialogo mediar a relação conflituosa. É no conflito que o Direito vai disciplinar as formas de cooperação e competição.
O Solidarismo Social:...
tracking img