Sociedade e cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Religião como Sistema Cultural

Nesse texto do capitulo 4 do livro: A Interpretação das Culturas, tendo como autor Clifford Geertz. Pode- se analisar que na primeira parte do texto o autor visa alcançar uma “descrição densa” de cultura. Mas de que princípios ele parte para dar esse novo conceito? Ele toma como base um trabalho antropológico sobre religião a partir da II Guerra Mundial ecompara esse trabalho com outro que foi desenvolvido antes da I Guerra. Observa-se diferenças relevantes, uma delas são os conceitos desenvolvidos por alguns antropólogos que tiveram mais influencia no estudo sobre religião, por exemplo: Durkheim quando apresenta a discussão sobre a origem do sagrado, na metodologia da compreensão de Weber, no paralelo entre rituais coletivos e passivos de Freud e naexploração entre religião e senso comum de Malinowshi. A esse respeito, cabe informar que o autor visa superar os métodos anteriores baseado em uma analise cultural pautada numa interpretação de significados. E para conseguir esse novo conceito de cultura não é necessário abandonar essas tradições estabelecidas por esses antropólogos, mas apenas amplia- lós e ir além deles.
Ao observar opanorama do que se remete a religião, vê- se, portanto que esta (a religião), esta dotada de um carregamento de significados próprios, isto é, símbolos e valores que estão inerentes da vida pessoal de cada pessoa, de cada ser humano, afinal o próprio ser humano é repleto de significados que estão atrelados a ele mesmo; é como afirma Max Weber: “o homem é um animal amarrado a teias de significados que elemesmo a teceu”. Ora, esta frase de weber já implica um pensamento a cerca da vida humana: o homem é tecido por seus próprios significados.
Neta instancia, é notável como a religião é carregada de significados pelos próprios seres humanos, e como ela esta ligada diretamente a um processo cultural. O titulo do texto do capitulo 4, já sugere isso: A Religião como um Sistema Cultural. Portanto,para entender bem o que é religião e como esta é tão significativa á vida pessoal de cada individuo, faz- se necessário, então entender o que é cultura.
O autor define cultura como: “Um padrão de significados historicamente incorporados em símbolos, um sistema de concepções herdadas e expressas em forma simbólicas por meio das quais os homens comunicam, perpetuam e desenvolve seu conhecimento esuas atividades em relação á vida”. Ou seja, ele define cultura como um sistema de simbólico. E quando se fala em sistema simbólico só vamos entender se participamos duma cultura na qual esses valores nos serão repassados historicamente.
Na segunda parte do texto apresenta como modelo os símbolos religiosos sagrados que funcionam para assumir o ethos de um povo, ou seja, seus hábitos, costumes einstituições que são produzidos pela sociedade. Os símbolos religiosos mantém uma relação básica entre um modo de vida particular e um significado que atribuímos á ele, que muitas vezes são impostas á esses povos.
Geertz reduz esses modelos e enfim dá uma definição de religião. Religião é: “Um sistema de símbolos que atua para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições nos homensatravés da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas”.
Explicando cada parte dessa definição:
“Um sistema de símbolos que atua para...”
Nessa parte do texto o autor tenta definir o termo símbolo, mas antes de defini-lo temos que primeiro dar um significado aele, isso é muito difícil, pois ele vem sendo usado numa serie de ideias, e muitas vezes são usados para varias coisas ao mesmo tempo. E seguindo esse caminho vamos chegar á concepção que é o significado do símbolo. Também nos é apresentado vários exemplos de símbolos, ou pelo menos elementos simbólicos (a cruz, a tela Guerrnica e outros exemplos), pois são formulações que nos transitem algum...
tracking img