SOCIEDADE E CULTURA CONTEMPORANEA

982 palavras 4 páginas
Tópicos em Sociedade e Cultura Contemporânea

1) Por que o enfoque epistemológico é tão importante para as ciências sociais?

A epistemologia e importante, pois ela e uma forma de conhecimento e verdade, principalmente para as ciências sociais e para a cultura de uma sociedade, ela traz e propõe uma compreensão por substituir mitos, crenças, valores. Compõe uma forma eficaz de estruturação do mundo do conhecimento cientifico.
A epistemologia permite conhecer mais profundamente o conhecimento cientifico, ela é uma sabedoria pratica para organizarmos a vida social.
As ciências sempre estarão ligadas e na verdade são feitas para isso, para o social, para a sociedade, elas fazem sempre fazem descobertas inusitadas. Sempre vem visando a sociedade, e um condicionamento histórico da própria sociedade.

3) Aponte e explique os elementos do conhecimento científico.

O conhecimento consiste no esforço para resolver contradições entre as representações do objeto real e a realidade. A episteme ciência é o saber produzido através de um raciocínio lógico, é partir de um problema e buscar pelo caminho mais curto para chegar a solução. Caracteriza-se por um conjunto de modelos de observação, identificação, descrição e investigação experimental. O objetivo básico da ciência não é o de descobrir verdades e sim o conhecimento provisório que facilite a interação com o mundo.
O conhecimento cientifico surge com Galileu Galilei. Os gregos já distinguiam no séc. VII a.c a diferença entre o conhecimento científico, da razão, e o conhecimento mítico que era o tempo primordial onde as coisas aconteciam pela primeira vez. Tal conhecimento é resultante do aprimoramento do senso comum. Seus meios de verificação são baseados em métodos científicos. Contudo, ele apresenta caráter provisório já que pode ser testado, enriquecido e reformulado.
Contudo, o conhecimento

Relacionados

  • Subcultura
    3812 palavras | 16 páginas
  • arquiteto
    20219 palavras | 81 páginas
  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas
  • Norbert Elias Processo Civilizador
    157940 palavras | 632 páginas