Sociedade vigiada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A passagem da modernidade para a contemporaneidade ocasionou uma mudança de um modelo de sociedade. De uma sociedade vista por Foucault como Disciplinar, para um modelo de sociedade identificada por Gillies Deleuze (1992) como de controle. Hoje, nos encotramo-os num momento de transição entre um modelo e outro, estamos saindo de uma forma de encarceramento completo para uma espécie de controleaberto e contínuo.
A sociedade de controle é um passo a frente da sociedade disciplinar. Não que essa tenha deixado de existir, mas foi expandida para um campo social da produção. Segundo Foucault a disciplina é interiorizada, ela é exercida por três meio globais: o medo, o julgamento e a destruição. Para entendermos melhor essa transição, é necessário entender um pouco como era essa sociedadedisciplinar e o que aconteceu para que ela expandisse dessa maneira.
As sociedades disciplinares podem ser situadas num período que vai do século XVIII até a Segunda Guerra, como uma resposta à demanda de uma burguesia emergente que pedia uma mecânica de poder bastante diferenciada do modelo anterior que dominou durante a Idade Média, o da soberania. E na segunda metade do século XX estariam marcadospor seu declínio e pela ascensão da sociedade de controle.
* “O poder se exercia” muito mais sobre a terra e seus produtos do que sobre seus corpos e atos” (FOUCAULT,2004 a , p.188)”
Nesse tipo de sociedade teríamos uma organização vertical e hierárquica das informações. Nessa a ideia de vigilância remetia ao confinamento e, portanto, à situação física que caracterizava as preocupaçõesdessa sociedade. O problema era o movimento físico dos indivíduos, seu deslocamento espacial. Vigiar era basicamente, regular os passos das pessoas, era olhar. Com a explosão das comunicações, uma nova figura ganha força: a vigilância das mensagens, do trânsito de comunicações. Para entendermos essa vigilância vamos usar o Modelo de Panóptico analisado por Foucault como modelo arquitetural do regimede visibilidade da sociedade moderna. O Panóptico é uma construção em forma de anel com uma torre ao centro, do alto da qual um vigia pode ser a movimentação nas celas dispostas abaixo. Em cada cela um detento era mantido sozinho e isolado do contato com outros detentos. Uma janela permite que se observe um movimento no seu interior, mas o detento não pode ver quem o vigia e nem se assegurar queestá sendo mesmo vigiado. A figura do vigia, que vê e não é visto, é internalizado pelo preso, que passa a ter o vigia dentro de si.
“Quem está submetido a um campo de visibilidade, e sabe disso, retoma por sua conta as limitações do poder; fá-las funcionar espontaneamente sobre si mesmo; inscreve em si a relação de poder na qual ele desempenha simultaneamente os dois papéis; torna-se o principiode sua própria sujeição. “ (FOUCAULT,2004 b ,pg. 168)
O modelo do Panóptico, é um modelo generalizável de funcionamento do poder em outros espaços da vida cotidiana da Modernidade, como a fábrica, a escola, o exército, a família. Nele o olhar opera em uma vigilância constante tendo como critério a norma e como objetivo a docilização e a fixação dos corpos. A norma funciona como um parâmetrointerno da subjetivação, tendo a anormalidade como sua negatividade ética. Aqui a vigilância exercida está associada a uma norma, e quem vigia quer flagrar o desvio. Ao mesmo tempo, a norma é produzida através da escrita feita pela observação dos corpos e representa um saber construído pela disciplina. Cada processo tem um tempo de execução – a operação na linha de produção; o aproveitamento na salade aula; o restabelecimento dos pacientes etc.
Essa estratégia de poder representada pelo Panóptico compõe, na visão de Foucault, um dispositivo, esse dispositivo é o recurso utilizado para vigiar. Cada instituição é um dispositivo disciplinar e isso porque nessa sociedade se tem um problema com o acesso de informação, as informações se adéquão a uma estratégia de compartimentalização que...
tracking img