Sociedade romana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Urbs é uma palavra latina que significa cidade. Para o povo de Roma, a vida urbana era modelo a ser seguido ate mesmo pelos camponeses, que visitavam esse núcleo ocasionalmente. Além do centropolítico, econômico e cultural, a cidade de Roma era palco de inúmeras diversões populares,como teatro,jogos de dados e lutas de gladiadores,um evento muito apreciado pelos antigos romanos.
Assim como naGrécia, a educação dos romanos variava de acordo com a condição social e o sexo. Os meninos das camadas privilegiadas aprendiam a ler e escrever em latim e em grego com professores particulares, em geralescravos. Alem disso, deviam ter conhecimento de agricultura, astronomia, religião, história geografia, matemática e arquitetura. Os meninos das famílias pobres ou escravas, porem tinham pouco tempopara estudo, pois viam-se obrigados a se dedicar, desde de cedo,ao trabalho, nas atividades do campo ou das cidades. Em geral, as crianças pobres tinham apenas o ensino elementar,voltadoprincipalmente para a leitura e a escrita, que se estendia por volta dos 14 anos de idade. Os meninos de família ricas prosseguia os estudos ate os 14 anos,período que iniciava a carreira política ou ingressavamno exercito.
As mulheres, independente da camada social a que pertenciam, eram educadas primeiramente ser esposa e mãe. Era responsabilidade das mulheres mais ricas administrar suas casas, dosescravos e dos filhos. Em hipótese alguma poderiam participar decisões políticas. Alem disso tinham que ensinar para filhas a arte de tecer, fiar e preparar a comida. As mulheres mais pobres podiam trabalharao lado de seus maridos ou administrar seu próprio negócio, quando solteira. Existia ainda um grupo de mulheres virgens que dedicavam suas vidas a zelar pela chamada Vesta, deusa do fogo.
Ocasamento era uma importante instituição romana. Em Roma, com apenas 12 anos as meninas se casavam por intermédio de arranjos familiares, Istoé, os pais escolhia os maridos para as filhas. Um com...
tracking img