Sociedade moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Durkheim, Marx e Weber.

A sociedade moderna foi marcada por inúmeras transformações que impactaram no modo de vida e de relação entre os indivíduos. A revolução industrial, e a reorganização dotrabalho que ela fomentou, trouxe consigo uma série de problemas sociais que foram alvo de estudo de vários pensadores.
Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber observaram este período histórico a partirde diferentes perspectivas chegando a conclusões diferenciadas a seu respeito.
Sobre a relação homem e sociedade Emile Durkheim considerava a compreensão dos aspectos sociais fundamental para seexplicar a realidade em que vive o indivíduo. Com uma percepção diferente, Karl Max afirmava que a sociedade só poderia ser explicada a partir do modo como os indivíduos se organizavam para produzir osbens necessários à sua existência. Max Weber, por sua vez, compreendia cada ação social como resultante das influências das ações de outros indivíduos.
Para o primeiro os valores sociais se impunham aoindivíduo ou pelo direito ou pelo costume, para o segundo, o modelo de sociedade resultava das ações instintivas do homem, para o terceiro, era a relação entre os homens que definia o seucomportamento e consequentemente o modelo de sociedade. Essas diferenças de olhar sobre o homem e a sociedade tiveram ao menos um ponto em comum: todos percebiam o homem a partir do contexto onde estavaminseridos e não de forma isolada.
Ainda sob enfoques diferentes, estes autores buscaram explicar a sociedade moderna. A desagregação social, decorrente da ausência de regras que pudessem estabelecer oslimites das relações humanas na atividade industrial, foi um fator observado por Durkheim. Marx observou que a sociedade capitalista era marcada pela exploração e alienação do trabalho do homem o queprovocava a degradação da condição humana. Weber, com um outro olhar, percebia o capitalismo como responsável por uma nova forma de organização social caracterizada pela rotinização e obediência às...
tracking img