Sociedade limitada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade limitada


Observaçoes :
1.0-como surgiu a sociedade limitada.

A partir do século XV, as sociedades criadas na época não atendiam a demanda do mercado europeu. Surgiu, assim, a necessidade de se criar empresas que pudessem ter capitais maiores e não passassem por processos tão burocráticos, como no caso das sociedades anônimas. No século XIX, naAlemanha, através da iniciativa parlamentar, os interesses dos pequenos e médios empresários foram atendidos.

historiaedinheiroO comércio inglês se desenvolvia em meio à Revolução Industrial e a política de colonização e os pequenos e médios comerciantes queriam fugir da criação complexa da sociedade anônima e da responsabilidade ilimitada de pessoas. Com isso, foi criado um tipo societário chamado delimited by shares.

Nessa nova sociedade chamada inicialmente sociedade por quotas de responsabilidade limitada, o número de sócios era limitado, o capital era de origem privada e havia restrição à acessibilidade da quota (dar posse ou transferir). O crescimento dessas sociedades foi um sucesso e o poder público inglês reconheceu essas empresas como legais em 1900 e as regularizou em 1907.Inspirados pela iniciativa parlamentar alemã, outros países resolveram adotar a sociedade limitada, pois as sociedades anônimas possuíam difícil constituição e inibiam a iniciativa da criação de pequenas empresas e também o desenvolvimento comercial dos países.

Sociedade Limitada no Brasil

No Brasil, em 1865, o Ministro da Justiça, Nabuco de Araújo, apresentou um projeto para criação dasociedade por ações simplificadas, sendo rejeitado pelo imperador D. Pedro II. Esse direito à sociedade limitada só foi adotado em 1919, com o projeto de lei do deputado gaúcho Joaquim Luiz Osório. O Código Civil de 2002 eliminou algumas controvérsias que havia na lei, e as sociedades por quotas de responsabilidade limitadas passaram a ser chamadas apenas de sociedade limitada.

OBS 2 ;


As SociedadesCivis não tinham propriamente uma legislação até 1919. Assim sendo, em 1919, criou-se a Sociedade por Quotas de Responsabilidade Ltda foi regulamentada pelo Decreto 3708/1919,que hoje, denomina-se SOCIEDADE LIMITADA. Aqui os sócios poderiam optar por objeto civil ou mercantil (comercial), e o REGISTRO do Contrato Social da primeira atividade era realizado no Registro Civil de Pessoas Jurídicas eda segunda era na Junta Comercial.Essa Sociedade tinha a natureza híbrida, portanto comportava dois objetos (civil e mercantil), mas ao constituí-la tinham que fazer dois Contratos Sociais e registrar em dois órgãos diferentes.

Todas as Sociedades acima do Código Comercial (Sociedade em Nome Coletivo,Sociedade em Comandita SIMPLES, Sociedade em Conta de Participação, Sociedade por Quotas deResponsabilidade Ltda. - NOVA NOMENCLATURA: SOCIEDADE LIMITADA, estão dentro do Código Civil de 2002.




1-conceito


· Sociedade limitada e aquela formada por dias ou mais pessoas que se responsabilizam de forma limitada ao valor de suas quotas e pela a integraçpao do capital social.O nome limitada vem de a responsabilidade de casa socio ser limitada a quantidade de cotas que ele possui.

·art.1.052

2-categorias dos socios



3-responsabilidade dos socios

· A responsabilidade dos socios e limitada ou seja,ela e restrita.se o capital social prometido pelos socios nao estiver totalmente pago,ele respondera solidariamente com os outros socios pela a parte que lhe falta.

· Os deveres e responsabilidades de um sócio começam desde quando um contrato social dito no tópico " funcionamento dasociedade limitada ", é instituído até a dissolução e liquidação de uma sociedade.

· As principais obrigações são:

*Entrar com o capital que será investido na empresa;
*Definir a quota de capital a que cada sócio é responsável;
*Relação entre o capital integralizado e o capital subscrito.




4-nome empresarial
O nome empresarial pode ser conceituado como o elemento imaterial e...
tracking img