Sociedade em nome coletivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade em nome coletivo
ORIGME HISTÓRICA
O homem é um ser gregário por natureza. Por diversas razões, inclusive de natureza social e antropológica, tende a agrupar-se paragarantir a sua subsistência e realizar os seus propósitos. Orlando Gomes pontifica: que assim surgiu a necessidade de personalizar o grupo, para que possa proceder a uma unidadeparticipando do comercio jurídico, com individualidade.
A sociedade em nome coletivo é a mais antiga das sociedades medievais comerciais, tendo surgido na Itália na idade media, derivada dacomunidade familiar. No dizer de Francesco Galgano: membros de uma mesma família realizavam atividade mercantil regida pelo ‘’ jus mercatorum’’ de cunho consuetudinário,desvinculando-se do direito romano. Os juristas da época nomearam esta sociedade como ‘’ societas mercatorum’’ e os Estatutos das cidades italianas com o nome de ‘’ compagnia’’ ( CUM PANI: COMO PÃO; AQUELE QUE COMPARTILHA O ALIMENTO COTIANO)
 Socie. Em nome coletivo, refere-se à constituição de uma empresa por sociedade, onde todos os sócios respondem pela dividas deforma ilimitada. Também chamada de Socied. Geral, Socied.de respons. Ilimitada ou Socied. Soledária ilimitada.
 O fato dos bens particulares dos sócios ficarem sujeitos a responderpelas dividas da sociedade em decorrência da responsabilidade ser ilimitada, certamente é o ponto principal para a sua quase inexistência na pratica do mercado nacional.
 No que serefere ao objeto social, este tipo de societário pode explorar atividade econômica, comercial ou civil, na qual perante terceiros, os sócios respondem solidaria e ilimitadamente.
Embora não tenha validade perante terceiros, entre os sócios pode haver a limitação de responsabilidade , desde que prevista no contrato social ou em aditivo assinado por todos.
tracking img