Sociedade em comandita simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 CONCEITO

Ciência significa “conhecer”, ”aprender, ou apenas conhecimento.
A esse respeito, Ruiz (1996, p.128) afirma que essa e apenas uma acepção da ciência, no seu “sentido amplo”, ”genérico”, que quer dizer, simplesmente, ”tomar ciência de algo”, ficar inteirado, sabedor de algo.
Porem, com o evoluir dos tempos, ”o termo ciência ganhou sentido restrito, passando a designar o conjunto deconhecimentos precisos e metodicamente ordenados em relação a determinado domínio de saber”. (GALLIANO, 1986, p.9).
Em sentido restrito, ciência “e um conhecimento que não só aprende ou registra fatos, mas, sobretudo, que os demonstra pelas suas causas “Determinantes ou constitutivas”, reforça Ruiz (1996, p.128), apontando as características básicas que, tomadas em conjuntos, melhor aidentificam;

a) Conhecimentos pelas causas;
b) Profundidade e generalidade:
c) Finalidade teórica e pratica;
d) Objeto formal;
e) Método e controle
f) Exatidão;
g) Aspecto social.
A essas características acrescentam-se a critica e a criatividade no processo de elaboração da ciência. Logo,não e um conhecimento qualquer nem tampouco um processo meramente técnico, mas inclui, necessariamente,areflexão a invenção,a sistematização submetendo-se,sempre,a verificação e provas sendo, por isso, questionável, dinâmico, renovável, inovador,


3 FINALIDADES DA CIÊNCIA

A ciência, de um modo geral, se incumbe se determinados papeis,correspondendo aos seus interesses, que Ferrari (1974, p.9) os expõe de forma clara

a) Aumenta o conhecimento;
b) Realiza novas descobertas;
c) Visa oaproveitamento do espiritual;
d) Busca o aproveitamento do material;
e) Estabelece controles.

A ciência, portanto, se volta para o conhecimento inteligível da realidade,seja no ambiente físico, seja no humano ou social, no espiritual, tendo por finalidade o seu controle em proveito do próprio homem. Nessa acepção global, a ciência é uma só, mas levando-se em conta as suas especificidades ou objetos deestudos, ela se distingue, claramente, por tratar de uma grande variedade de áreas diferentes, possibilitando a sua divisão. Por conseguinte, cada área vai demandar uma forma de estudo também diferente, implicando dessa maneira no uso de métodos e técnicas adequados a cada tipo de ciência. Nessa perspectiva, surge a questão aparentemente paradoxal, na qual a Ciência é “uma” e “divisível”. Uma, porter o propósito de buscar a inteligibilidade e deter o controle da realidade estudada, em qualquer dos seus âmbitos, e divisível, porque se debruça sobre problemas diversos e específicos.

4 DIVISAO DA CIÊNCIA

Conforme Barros (2000, p.47) a divisão e a classificação das ciências podem ser aceitas, desde que sejam considerados os aspectos da inesgotabilidade do conhecimento e a suaprovisoriedade, apóia no processo histórico da Ciência vem-se assistindo, a cada época, ao surgimento de conhecimento delimita dose, por conseguinte, a constituição de novas ciências e uma proposta nova de Ciência. Considerando que não existe uma única concepção de ciência, Koche (1997.p.44) divide a Ciência em Grega (século VIII a.C. até o final do século XVI), onde o conhecimento cientifico eradesenvolvido pela filosofia moderna (séculos XVII a XX), introduzindo a experimentação cientifica moderna, dedicando radicalmente a compreensão e concepção teórica do mundo de ciência, de verdade, de conhecimento e de método, e Contemporânea (do século XX ate os dias atuais), que rompe com o cientificismo, com o dogmatismo e a certeza da ciência, inovando os conhecimentos, com a mente Ciência quântica, ateoria da relatividade de Einstein, o principio da incerteza de Heisenberg e a desmistificação do método cientifico por Popper.
Segundo Luckesi (2000, p.70-71), são três os campos de conhecimentos científicos definidos teoricamente de acordo com o objeto, as formas de estudo e de abordagens, tendo em vista propiciarem maneiras diversas e interpretarem a realidade, apontadas a seguir:

a)...
tracking img