Sociedade dos poetas mortos (filme)

A partir da proposta de atividade fui capaz de construir uma análise crítica sobre a questão do processo ensino-aprendizagem na escola tradicional a partir do filme “Sociedade dos poetas mortos”.A escola tradicional com suas práticas repetitivas, mecânicas, baseadas na transmissão do conhecimento, com uma proposta de educação centrada no professor é o cenário do filme proposto.
Nesta escolachega um novo professor de Literatura, Profº John Keating (Robin Williams), com propostas revolucionários. Seu propósito é ensinar os alunos a pensar com autonomia e a reconhecer e desenvolver suaspróprias habilidades. Sob esta filosofia o professor utiliza em suas aulas práticas inovadoras, assim, podemos citar uma de suas aulas onde o professor solicita que os alunos subam nas mesas para veremo mundo de outro ângulo. O foco deste filme é o repensar sobre liberdade e autonomia de pensamento.
Com esta proposta inovadora e revolucionária observamos o rompimento com as práticas tradicionaisde ensino aprendizagem, permitindo ao aluno a participação ativa sob seu próprio processo de aprendizagem, valorizando suas potencialidades e estimulando sua participação consciente.
Outro pontoimportante do filme é quando o professor é responsabilizado pelo suicídio de um de seus alunos, pois o professor estimulou-o a escolher o que gosta, o que está dentro de si, e não o que lhe era impostopelo pai. Neste momento, podemos observar o professor preocupado com seus alunos, compreensivo e amigo, ou seja, o mesmo estabeleceu vínculos afetivos, fato não previsto em uma escola tradicional,visto que o professor é uma figura de maior hierarquia e a ela devemos respeito e obediência.
Ainda podemos destacar as aulas que eram ministradas no pátio da escola, rompendo definitivamente com todasas barreiras físicas e possibilitando maior interação com o meio e participação de seus alunos.
O filme termina com a expulsão do professor e a manifestação dos alunos subindo nas mesas como...
tracking img