Sociedade do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO


RESUMO

Em um mundo moderno onde a única certeza é a mudança, apenas o conhecimento é uma fonte segura de vantagem competitiva. As transformações ocorridas nos últimos anos estão nos levando a um novo modelo, um novo paradigma de organização da economia e da sociedade. É pela educação que se prepara a população para a entrada na nova era e que se constrói asociedade do saber.

Palavras-chave: Conhecimento. Desafios. Oportunidades.

1 INTRODUÇÃO

“Sociedade do Conhecimento” é antes de tudo, a expressão empresarial dos investimentos racionalmente programados para o mundo globalizado, relativos à informática, telecomunicação, redes de comunicação digitais, sistemas de comunicação móveis,etc.
Asmudanças e as inovações tecnológicas ocorrem num ritmo tão acelerado, que além dos fatores tradicionais de produção, como capital, terra e trabalho, é fundamental identificar e gerir inteligentemente o conhecimento das pessoas nas organizações.


2 DESENVOLVIMENTO

Concordamos com a Squirra (2005, p. 255), quando afirma que

[...] a sociedade do conhecimento trouxe consigo a velocidade dotempo real, com amplas possibilidades de controle, armazenamento e liberação de acesso a múltiplos conjuntos de informações. Cada vez mais, essas possibilidades tornaram-se alguns dos vetores mais importantes na definição da produtividade das economias nacionais, e a informação configurou-se como o principal ativo das empresas e países na sua busca por maior competitividade.

Além disso, podemosdestacar que esta geração vem se tornando cada dia mais importante. Nos devemos manter sempre informados e correr sempre atrás de novos conhecimentos. Precisamos nos atualizar com o que vivemos hoje, mas também, preocupados com as mudanças do amanhã. A busca de novas ideias, novos pensamentos e novas razões podem se tornar grandes significativas no mercado competitivo.


3 ENTREVISTA(PROFISSIONAL 1)

Pergunta: Qual é a necessidade real de aperfeiçoar-se e adquirir constantemente novos conhecimentos em sua atividade profissional? Justifique. Anote exemplos e experiências vividas:

Nome: Julemar Richartz
Empresa: Karsten S.A
Função: Analista Financeiro (Tesouraria)

Resposta:
A necessidade de adquirir novos conhecimentos é constante. Realmente a aquisição de conhecimentos não temfim. Já aprendi muita coisa e ainda há muito o que aprender devido as mudanças do mundo em si, da economia, das formas das empresas captarem e aplicarem seus recursos financeiros, etc. É preciso estar sempre com a mente aberta à mudanças e ter muita força de vontade.
Quem acha que já muito sobre seu trabalho e pensa que tem pouco à aprender está com certeza sendo acomodado. O mundo muda muito emuito de pressa. A impressão que tenho é que de todo conhecimento que adquiri sobre a minha área: 30% estou utilizando para o meu dia-a-dia, sendo que os outros 70% apenas servirão de base para aprender coisas novas de forma mais rápida que um leigo no assunto.
Um exemplo disso: trabalhei 10 anos no departamento financeiro de uma empresa de médio porte. Foi onde iniciei a carreira no financeirona área de contas a pagar, chegando ao final à função similar a que eu tenho hoje. Porém quanto mudei de empresa e passei a trabalhar em empresa de grande porte (Karsten), eu me deparei com uma complexidade muito maior de controles, rotinas financeiras, tipos de operações financeiras.
Da bagagem de 10 anos da empresa anterior, pouca coisa eu pude utilizar nessa nova empresa com os mesmos moldespraticados na empresa anterior. Porém, o conhecimento adquirido na empresa anterior me ajudou muito à aprender com rapidez as novas tarefas da nova empresa. Eu tive que reaprender certas coisas.


4 ENTREVISTA (PROFISSIONAL 2)

Pergunta: Qual é a necessidade real de aperfeiçoar-se e adquirir constantemente novos conhecimentos em sua atividade profissional? Justifique. Anote exemplos e...
tracking img