Sociedade do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Há muito tempo, a cidade de Montes Claros é considerada um polo industrial de grande importancia para o estado de Minas Gerais. A cidade, conta com um entrocamento de rodovias que ligam a cidade as grandes metopoles brasileiras.
Responsavel por um crescimento significativo, a cidade ampliou o seu polo industrial desde 1950 quando da chegada ao municipio dos incentivos propostos pelogoverno federal atraves dos beneficios da Superintendencia do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE.
Na atualidad a cidade conta com a presença de industria do setor textil, metalurgico, industrias quimicas de medicamentos humanos e animais, industrias de cimento, alimenticias e de peças em geral, além da implantação em meados de 2009 de um polo petroquimico voltado para a produçãode biocombustiveis.
Alem do polo industrial, a regiao possui uma grande vocação agropecuaria, sendo conhecida internacionamente pela sua excelencia em carne bovina, produzida nos ambitos rurais da cidade.
Segundo dados do ultimo Censo, feito pelo IBGE a cidade conta com uma população superior a 400 mil habitantes, e trabalha com uma economia diversificada atendendo ademanda populacional. Em julho de 2010, a taxa de desemprego na cidade era de 32,5% dados estes obtidos atraves do sistema CAGED – Cadastro de Admissao e Dispensa, do Ministerio do Trabalho Brasileiro e do RAIS – Relação Anual de Informações Sociais relativas ao ano calendario de 2009 (BRASIL, 2010).
A cidade conta com um amplo desenvolvimento do setor primário e tem um destaque comoanteriormente citado para a ascensão da pecuária de corte e leite, principalmente no investimento em novilhos precoces que atendem até o afeganistão e Irã, possui ainda uma vasta área de terras cultiváveis onde há um destaque para projetos de culturas irrigáves, principalmente na fruticultura, incentivando o cultivo da manga e da banana, alem da preservação de frutos típicos do cerrado mineiro comoé o caso do pequi, da mangaba e da jaboticaba.
Quanto ao setor secundários pode se declarar que ha alguns anos conta com uma colocação de inúmeras fabricas alimentícias, têxteis, medicamentos e varias outras industrias do porte médio como alimentação, confecções e bebidas, sem falar na ascensão das micro empresas industriais que priorizam a fabricação de sucos, compotas, sorvetes edoces, pois com o auxilio do Sebrae – MG, os incentivos bancários de financiamentos direto as micros e pequenas empresas tem estimulado o crescimento industrial na cidade.
Não se pode esquecer também que o setor primário e secundário, agrega ainda a expansão de universidades e faculdades de ensino superior, já que a cidade conta com 8 universidades sólidas e bem montadas na região oque a tem transformado em um pólo estudantil.
Com todo este desenvolvimento, a cidade se viu obrigada a desenvolver e fomentar um comercio integrado em Montes Claros e com isto mantem o domínio comercial em todo norte de Minas Gerais e sul da Bahia. Contando ainda com um setor de prestação de serviços diretos e indiretos que evolui e ameaça a hegemonia de alguns setores.Por fim, a cidade ocupa entre as cidade de Minas Gerais, a quinta colocação de destaque para as cidades de porte médio e detém subsídios da SUDENE para implantação e implementação de industrias na cidade, e como vantagens para novos empreendimentos industriais e comerciais a cidade conta com incentivos fiscais nas áreas Federal, Estadual e Municipal; conta com Localização privilegiada eeconomicamente estratégica, por se encontrar na região Centro-Sul, maior mercado consumidor do país; promove um atendimento personalizado, através da Prefeitura (Secretaria Municipal de Indústria e Comércio), àqueles que desejam investir no município e como anteriormente citado conta com o segundo entrocamento rodoviário do Brasil, fator que gera um maior e melhor escoamento dos produtos fabricados na...
tracking img