Sociedade de Controle e Controle Social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Sociologia- 2ª certificação


Sociedade de Controle e Controle Social









“Site promete mais documentos secretos dos EUA sobre Afeganistão”
26/07/2010• 11h56 - Atualizado em 26/07/2010• 12h36 (A reportagem inteira no site)

A revelação de cercas de 91 mil documentos secretos das Forças Armadas dos EUA sobre a Guerra do Afeganistão é "só o começo", disse nestasegunda-feira (26) Julian Assange, fundador do site que revelou os papéis.
O dono do WikiLeaks disse que ainda tem milhares de arquivos confidenciais para postar.
A Casa Branca, o Reino Unido e o Paquistão condenaram o vazamento, ocorrido no domingo. O governo do Afeganistão disse que ficou "chocado" com a revelação, mas insistiu que a maioria das informações já era conhecida.
Os documentostrazem revelações sobre as vítimas civis e as supostas ligações entre os serviços secretos paquistaneses e os insurgentes.
Para o jornal britânico "The Guardian", um dos jornais que divulgaram os documentos, estes apresentam "um retrato devastador de uma guerra prestes a fracassar".
Assange justificou sua decisão de revelar os documentos afirmando que "o bom jornalismo é controverso por natureza".Os documentos  remontam a 2004. Eles também foram  enviados ao "New York Times", ao "Guardian" e à revista alemã "Der Spiegel".
Provenientes principalmente da embaixada dos Estados Unidos em Cabul, eles registram, por exemplo, uma influência crescente do Irã no Afeganistão, do apoio de Teerã aos insurgentes islamitas e de uma corrupção em grande escala que compromete a luta contra a rebelião.
O"New York Times" ressaltou que estes arquivos mostram "com riqueza de detalhes as razões pelas quais, depois que os Estados Unidos gastaram cerca de US$ 300 milhões nesta guerra, os talibãs estão mais fortes do que em qualquer outro momento desde 2001".
...
“Salvador terá 33 câmeras de monitoramento no Carnaval 2013”

06 de Fevereiro de 2013•17h51

Salvador inaugurou nesta quarta-feira (6) aCentral de Operações do Carnaval (COC), que ajudará a Polícia local a monitorar as festas pela rua da cidade nos próximos dias. No total, 33 câmeras serão instaladas na capital baiana – cinco a mais em relação à folia de 2012.
“Usaremos câmeras de videomonitoramento nos três circuitos do Carnaval. Com isso, podemos acompanhar o que foi bem e o que não foi para planejar o dia posterior”, explicouo prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, presente na inauguração da COC e responsável por comandar a primeira reunião no local.
Segundo o prefeito, haverá reuniões todas as manhãs na Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), no bairro de Ondina. Nos encontros serão discutidas as melhores estratégias de segurança para o dia no Carnaval soteropolitano.

As 33 câmeras estãoinstaladas ao longo dos três circuitos de ruas em Salvador e serão monitoradas em tempo real por técnicos de órgãos como a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Secretaria de Ordem Pública, entre outros.
...
O que é Sociedade de Controle e controle social?

Nos últimos anos, não só causado pelo aceleramento da aparição de novas tecnologias, em qualquer rua, estabelecimento público ou privadopodemos avistar câmeras de vigilância, temos a possibilidade de grampear telefonemas, de certa forma controlar a sociedade, ou sofrer esse controle. Não só câmeras, mas também todos meios possíveis no ciberespaço podem ser usados de forma que a sociedade sofra algo chamado Sociedade de Controle ou o governo o controle social.



A sociedade de Controle foi a mudança de modelo da sociedade durante apassagem da estrutura social moderna para contemporânea, da antiga vista como “Disciplinar”, não liberal, para a atual de “Controle”, que é “livre”, mas de controle continuo, onde a forma de vigilância continua por toda parte, mas de forma descentralizada e por motivos diversos, não um único. Assim como o controle social, que como o nome sugere é o controle sobre o poder da sociedade refletido...