Sociedade de consumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta: o que é sociedade de consumo?


• Sociedade de consumo
O desenvolvimento tecnológico, principalmente durante o século XX, auxiliou no consumo desenfreado da população. Asociedade valoriza a posse de bens, o que determina um consumo ainda maior.
Para estimular este consumo, o mercado cria produtos com vida útil reduzida, ampliando assim a quantidade de lixo. Acada instante renovam-se os produtos, fazendo com que o consumidor renove seus bens para manter seu status.
O consumo é induzido através da televisão e propagandas, determinando uma sensação debem estar.


[pic]


Com relação ao consumo, a produção mundial de lixo urbano provém dos países desenvolvidos, como Inglaterra, Japão e Estados Unidos. Temos como exemplo 2,5bilhões de fraldas descartáveis, 30 milhões de câmeras fotográficas descartáveis, 183 milhões de lâminas de barbear, 350 milhões de latas de spray e 2,7 bilhões de pilhas e baterias. A quantidade de lixoestá relacionada ao grau de desenvolvimento econômico de um país, sendo os Estados Unidos o líder no ranking, gerando em média meia tonelada de lixo por habitante por ano.
O Brasil produz cercade 240 mil toneladas de lixo por dia, sendo que a maior parte vai parar em lixões a céu aberto. São poucas a prefeituras que possuem políticas públicas específicas para o lixo, e quando não é tratadoexpõe as pessoas à doenças como diarréia, amebíase, parasitose. Pode também contaminar o solo, as águas e lençol freático.
Como soluções para a questão do lixo, há o aterro sanitário em locaisadequados, adoção de programas de coleta seletiva e reciclagem, realização de campanhas de conscientização da sociedade e maior atuação dos poderes públicos.
O lixo pode ser classificado como:Domiciliar: Vem das residências, possuindo restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico etc.
Comercial: Vem dos estabelecimentos...
tracking img