Sociedade da Inhormação

3375 palavras 14 páginas
Sociedade da Informação: um olhar funcional sobre a sociedade adjetivada de tecnológica
Manassés Morais Xavier, Arão de Azevêdo
Universidade Estadual da Paraíba

Índice
1. Considerações iniciais
2. A sociedade da informação
3. Informação e democracia no contexto da contemporânea sociedade tecnológica
4. Fatores que contribuem para a sociedade da informação: a relação entre usuários, infra-estrutura, conteúdo e entorno
5. Considerações finais
6. Referências

1.

1
1

4

5
6
7

Considerações iniciais

O mundo contemporâneo é marcado pelo avanço das tecnologias da informação. Essa realidade mostra que, diante da globalização, isto é, da crescente abertura de mercado em nível mundial, o papel que as tecnologias vêm desempenhando se configura como uma marca definidora no processo de desenvolvimento humano e social.
Nesse sentido, as novas tecnologias se inseriram nas práticas sociais e estar “conectado” ao ambiente tecnológico, ou se “plugar” nos eventos de letramento que se utilizam do suporte digital, é uma necessidade para as atuais atividades sociais. Desse

modo, o mundo digital trouxe consigo diferentes e atrativas possibilidades de se produzir comunicação e interação, mas também, trouxe a urgente necessidade de adaptação social às demandas comportamentais que permeiam os usos efetivos da vida tecnológica.
É nessa perspectiva que situamos a discussão do presente artigo, que objetiva dialogar sobre as características funcionais da sociedade contemporânea, denominada de sociedade da informação.

2.
2.1.

A sociedade da informação
A comunicação humana e os avanços da tecnologia

Com o objetivo de estabelecer comunicação, o ser humano, desde sua origem, procura desenvolver estratégias de linguagem que surtam significados satisfatórios na conjuntura das relações interpessoais.
A partir da invenção da escrita alfabética, fato que ocorreu em meados do século VII
a.C., a comunicação social passou a ser realizada através de

Relacionados