Sociedade da informação_pauta diária, mesmo quando não é o assunto.

4793 palavras 20 páginas
Sociedade da informação: pauta diária, mesmo quando não é o assunto

Daiane Oliveira da Silva1

Resumo: o tema sociedade da informação é atual desde que foi criado, muitas são as mudanças acarretadas com o avanço tecnológico, o acesso a informação e a probabilidade de transformação dessa informação em conhecimento com a velocidade a acessibilidade que se tem nos dias de hoje foi um processo de adaptação. As pessoas, empresas, governo, todos tiveram que se adequar e se inserir na realidade que se instaurava. Não existe sociedade sem mudanças, não tendo no caso da tecnologia a possibilidade de exclusão do processo que ocorre diariamente.

Palavras-chave: sociedade da informação, inclusão digital, desenvolvimento.

Introdução
É obvia a afirmação que o homem vive em constante mudança, que colocar o assunto “mudança” em pauta levanta diversas discussões. A conversa sobre mudanças, seja ela sobre qualquer tema, movimenta pessoas e o seu efeito altera rotinas no mundo o tempo inteiro. O fato da vivencia globalizada, a conectividade entre as pessoas não é mais novidade, é possível facilmente se comunicar de qualquer parte do planeta, sendo necessariamente apenas um toque.
A evolução trás consigo a tecnologia, mas como deveria ser viver antes de toda a tecnologia que cerca a humanidade, ter o mínimo de recursos, conviver com uma realidade onde não de tem luz, telefone, computador, viver sem diversos aparelhos, ou sem um aparelho celular que reúnem numa série de cliques tantas funções, além do simplesmente objetivo pelo qual ele foi criado: falar. Como deveria ser viver sem tecnologia? O vídeo game que hoje funciona com sensor de movimento, não sendo necessário nem mais um controle remoto. Esses exemplos são poucos diante das inúmeras novidades que a tecnologia possibilita. Castells em seu livro A Sociedade em Rede, faz a seguinte colocação: Na verdade, o dilema do determinismo tecnológico é, provavelmente o um problema infundado, dado que a

Relacionados