Sociedade cultura e natureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
Disciplina- Sociedade Cultura e Natureza

Resumo
Trajetória Humana
Morin perscruta as bases biológicas do humano e detém na analise da identidade humana de hoje, Lenski e Lenski tentam desenhar a trajetória da humanidade em suas fases ,o passado não e historia morta, mas um material vivo do qual o ser humano se faz, constrói e reconstrói.Defensores de visão ampla e mais complexa da sociedade, se fixam em descobrir as causas das coisas, as sociedades humanas são parte do ecossistema global, as sociedades existem em pelo menos três áreas: nas espécies de vertebrados, sobretudo mamíferos; nos insetos sociais e nos invertebrados que vivem em colônias. São todos muito importantes, pois são organismos adaptativos, a organização social acarretaforma mais avançada de capacidade adaptativa, pois gera cooperação. Reproduzir-se cuidar das crias, buscar alimento, defender-se contra predadores e perigos torna-se natural agir juntos, biologicamente trata-se de grupo de indivíduos que pertencem a mesma espécie, organizado de modo cooperativo, tratando-se de um grupo autogovernado de pessoas engajadas em ampla gama de atividades cooperativas.
Osentido de autonomia é fundamental ;a base biológica das sociedades humanas aponta para a herança genética, para biólogos entre as características partilhadas com todas as outras espécies, contam-se mesma estrutura subjacente do organismo, atividades comuns, genes como unidade básicas da hereditariedade. Mudanças evolucionarias comparece principalmente no aumento de população, pelo qual se agregamorganismos aparentemente iguais, porem nunca idênticos.
Mutação é essencialmente acidente, pois há uma pequena alteração que ocorre na estrutura química de um gene enquanto esta sendo passado para o descendente, ele não carrega exatamente a mesma mensagem química do original. Mutações são processos contínuos aleatórios em toda população; cada nova geração é similar a anterior, porem de outrolado detém suprimento de inovações genéticas que será colocada a teste descartado, existe um movimento contrario de resistência a mudança.
Lenski e Lenski partilham a ideia difundida da mudança gradual, perceptível apenas a longo prazo, o ritmo aparentemente gradual da evolução pode ser perturbado por alterações dramáticas do meio, dá-se o nome de especiação ao fenômeno pelo qual nova espécie sesepara da linha paterna ,por vezes mediante isoladamente ocasional. Eventualmente uma população periférica pode isolar-se completamente do resto e adaptar-se a meio bem diferente; todo traço genético novo esparge-se rapidamente, o passo de seleção natural apressa-se por causa das circunstâncias peculiares, se tal população sobrevive ,provavelmente mudará mais rápido que outras populações de suaespécie.
A herança genética de cada espécie é o produto literalmente de bilhões de anos de experimentação biológica, é um armazém bioquímico de informação que guia e direciona as respostas de uma população para os desafios diários da vida em seu meio. Somos mais próximos dos animais do que de plantas, de vertebrados do que invertebrados, de mamíferos do que de não mamíferos. Com os mamíferospartilhamos espectro amplo de trações que inclui sangue quente, cabelos pelo corpo, pulmões, quatro membros com unhas, garras, cascos ou dedos, genitália externa, fertilização interna, dentes que aparecem só duas vezes e se diferenciam conforme o uso, palato ósseo que permite respiração e mastigação ao mesmo tempo, cérebro relativamente elaborado, marcante capacidade de aprendizagem, e na fêmea, glândulasmamarias que secretam leite. Comparando-nos com os primatas essa comunidade de traços, não só anatômicos ou fisiológicos, mas sobretudo comportamentais e respectivas predisposições.
“Se nós humanos somos cooperativos e vivemos em sociedades, não é só porque escolhemos ser criaturas sociais, mas por causa de nossa herança genética. A combinação básica de traços garantiram o fundamento para a...
tracking img