Sociedade contemporanea - negro na atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade Contemporânea –
O Brasil em Preto e Branco

Rio de Janeiro
2012

Introdução

Este trabalho tem como objetivo pesquisar qual é a situação dos negros com relação aos brancos no Brasil. Se há vantagens ou desvantagens, se a relação melhorou ao longo dos anos e em que direção ela caminha. Além disto, ressaltaremos o impacto que o racismo exerce sobre a sociedade brasileira eencontrar meios viáveis e adequados de combatê-la.



Os negros no Brasil

Os negros chegaram ao Brasil através da escravidão, todos vindos da África. Eram considerados apenas uma mão de obra barata para os agricultores, que lhes davam apenas comida. Não recebiam salário, tampouco benefícios, não tinham casa, estudo e nem podiam estabelecer relações na sociedade. Trouxeram com elessuas crenças e, mesmo após serem “batizados” no Cristianismo, ainda cultuavam o Candomblé, sua religião de origem, às escondidas em suas senzalas.
Historicamente os primeiros negros livres do país adquiriram a liberdade através das cartas de alforria, documento que os declaravam livres. Posteriormente algumas leis foram criadas como: A do Sexagenário, a lei do Ventre Livre e por último alei Áurea assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888.
A principal conseqüência da escravidão e da liberdade dos negros no Brasil foi a formação de uma etnia revoltada, sem estudo, sem dinheiro e sem oportunidade de inserção na sociedade.
Os brancos no Brasil
Diferente da forma como os negros chegaram, os brancos vieram para explorar e colonizar o Brasil. Os pioneiros foramos portugueses em 1500. Seguidos dos Holandeses (que ocuparam a região nordeste do país), Franceses, italianos (no estado de São Paulo), alemães (no sul do país), espanhóis (em todo o território brasileiro), entre outros. Eram de religião católica e tentavam a todo custo reprimir as manifestações religiosas dos escravos, além de tentar impor que estes que se tornassem cristãos.
Inicialmentehavia certa condição precária de sobrevivência, porém os brancos eram mais bem aceitos pelos intelectuais da época e pela sociedade em si. Assim os brancos tiveram a oportunidade de se estabelecerem como grupo e economicamente no país.

Brancos e Negros na Atualidade
Poderíamos acreditar que o povo brasileiro realmente está mais consciente de suas origens e que não é preconceituoso. Pois,segundo o Censo do IBGE de 2010, onde a população brasileira girava em torno de 191 milhões, o numero de pessoas que se declararam negras e pardas aumentou. Entretanto o resultado da pesquisa que mostra o posicionamento do negro na sociedade, afirma uma desigualdade racial que ainda é latente


e nos leva a acreditar que é simplesmente uma forma do brasileiro olhar para o seu próprio umbigo,visando a política de integração social (COTAS).
[pic]
Em relação à taxa de analfabetismo, ainda hoje há uma grande disparidade entre as taxas de alfabetização nos homens e mulheres, brancos e negros, das mais variadas idades. Para os brancos, a taxa de analfabetos é de 5,9% e para os negros 14,4%. As mulheres são um pouco mais alfabetizadas, mas as diferenças de escolaridade entre brancos enegros são visíveis para ambos os sexos. Abaixo segue um comparativo entre onde fica nítido que homens e mulheres negros, inclusive os mais velhos, sofrem com o analfabetismo.


[pic]
Ainda falando em alfabetização, é nítida a busca de homens e mulheres negros a mais oportunidades de cadeiras escolares, inclusive o sistema de cotas os estão motivando a querer se alfabetizar para buscarmelhores posições no mercado de trabalho. O Censo de 2010 revela que 31,1% dos brancos já terminaram a graduação superior, contra apenas



12,8% dos negros tem o mesmo nível de escolaridade. Abaixo, um gráfico que demonstra essa relação.
[pic]
No mercado de trabalho, segundo o Censo 2010, a faixa salarial e as condições de trabalhos continuam mais favoráveis aos brancos do que aos...
tracking img