SOCIEDADE ANÔMICA, TIPOS DE SUICÍDIO E CORRENTES SUICIDOGÊNEAS

539 palavras 3 páginas
Sociedade Anômica
Quando, numa sociedade organizada, acontece de os contatos entre os órgãos sociais serem insuficientes ou pouco duradouros, surge uma situação de desequilíbrio: o sentimento de interdependência se amortece, as relações ficam precárias e as regras indefinidas, vagas. Este é o estado de anomia, onde o desregramento pode ser melhor compreendido quando referido às consequências do crescimento desordenado da indústria. Antes, o poder atemporal e as regulamentações impostas pelas corporações de ofícios diminuíam o ímpeto da industrialização e, embora fossem formas de organização inadequadas para a sociedade contemporânea, nada veio a ocupar o seu lugar. Por isso, a ocorrência de uma crise econômica ou de mudanças súbitas nas crenças vigentes em uma sociedade podem impedi-la de cumprir sua função reguladora e, desse modo, a condição de anomia vir a tornar-se normal.
Tipos de suicídios e sentimentos relacionados a eles
Suicídio é toda morte que resulta mediata ou imediatamente de um ato positivo ou negativo, realizado pela própria vítima consciente do resultado que sua ação deverá ter.
Caso uma sociedade venha a sofrer um processo de desintegração, o indivíduo que dela faz parte pode sentir-se estimulado a suicidar-se, já que quanto mais enfraquecem os grupos sociais a que ele pertence, menos ele dependerá deles e cada vez mais, por conseguinte, dependerá apenas de si mesmo para reconhecer como regras de conduta tão somente as que se calquem nos seus interesses particulares. A depressão, a melancolia, a sensação de desamparo moral provocadas pela desintegração social tornam-se, então, causas do suicídio egoísta.
O suicídio altruísta compreende os praticados por enfermos ou pessoas que chegaram ao limiar da velhice, por viúvas por ocasião da morte do marido, por fiéis e servidores com o falecimento de seus chefes, ou os atos heroicos durante guerras ou convulsões sociais. O suicídio é visto então como um dever que, se não for cumprido, é punido pela

Relacionados