Sociedade anonima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Uma teoria é um conjunto de preposições que procuram explicar os fatos da realidade de prática. Teoria é uma palavra elástica, que compreende não apenas proposições que explicam a realidade prática, mas também princípios e doutrinas que orientam a ação dos administradores, e técnicas, que são proposições para resolver problemas práticos.
As pessoas que criam e dirigem organizaçõessempre precisaram de explicações, princípios e técnicas, para entender e resolver problemas de realidade. Empreendimentos complexos da Antiguidade, como as pirâmides do Egito, construídas há 4000 anos antes de Cristo, evidenciam que havia teorias com algum grau de sofisticação.
No entanto, foi somente nos últimos 150 anos que a administração tornou-se um corpo organizado de conhecimentos outeorias, assumindo a estatura de uma disciplina com vida própria. As teorias modernas de administração organizam-se em escolas. Essas escolas apresentam as ideias fundamentais da administração, a partir das quais se desenvolveram as novas tendências. As principais escolas da administração são as seguintes:
I. Escola clássica
• Taylor e o movimento da administração científica.
• Henry Ford e a linhade montagem.
• Fayol e o processo de administração.
• Weber e o tipo ideal de burocracia.

II. Escola comportamental

III. Pensamento sistêmico

Na Grécia Antiga já podemos notar noções administrativas indicando os primórdios da ideia comercial, o sistema de trocas e também o uso da moeda. A vida econômica grega teve de início, um caráter nitidamente agrícola e subsistência onde cadaagregado familiar bastava-se a si mesmo. Enquanto o homem construía a casa, cultivava a terra, fabricava material bélico, a mulher tratava da vida interior do lar, cozinhando, lavando e costurando roupas. O sistema de trocas, forma primitiva do que viria a ser chamado de comércio – que ate tinha um deus – nos dão conta de acordo com poemas homéricos onde vemos pastores trocarem lãs e leite de seusgados por utensílios que buscam em povoações vizinhas. Tal sistema ainda se mostra muito rudimentar, mais que já anuncia uma mais vasta transformação. Os grandes domínios se extinguem, ou se limitam a um pequeno número, e a terra, antes abandonada ou coberta por florestas, passa a ser bem aproveitada e em breve o sistema de trocas aperfeiçoa-se por tonar-se evidentemente insuficiente.DESENVOLVIMENTO
Durante muitos séculos aquilo que chamamos de Grécia não era um país como nós entendemos hoje, mas sim várias cidades-estados, independentes e autônomas entre si. Uniam-se ou se separavam de acordo com as circunstâncias e conveniências. Essas cidades-estados possuíam culturas e características diferentes com alguns elementos em comum. Varias delas possuíam poder central e, em alguns casos,algumas colônias.
A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 a.C. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As polis, forma que caracteriza a vida politica dos gregos, surgiram por volta do século VII a.C. as duas polis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.As classes da sociedade grega variam de uma cidade-estado para outra. Atenas contava com três classes: Cidadãos, ou Eupátridas (Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos); Metecos (Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. Não tinham direitos políticos e estavam proibidos de adquirir terras, mas podiamdedicar-se ao comércio e ao artesanato. Em geral, pagavam impostos para viver em Atenas e estavam obrigados à prestação do serviço militar); e os Escravos (Grande maioria da população ateniense. Eram considerados propriedades do seu senhor, embora houvesse leis que os protegiam contra os excessos de maus tratos).
No século V a.C., começou na Grécia um fértil período de produção de ideias e...
tracking img