Socialização primária e sedundária

906 palavras 4 páginas
Socialização Primária

A socialização primária no mundo todo, aquela que era tarefa da família, através dos vínculos de afetividade e respeito, vem perdendo terreno, ficando a cargo da instituição escolar. Essa socialização primária, envolvida pela importância dos carinhos, afetos e valores importantes legados pela família, chega incompleta à escola. A família é considerada como instituição muito importante no processo de aprendizagem. É pela socialização primária que são interiorizadas normas e valores, assim como formas de relacionamento. Nas nossas escolas estamos assistindo à falta de vinculação da família como ambiente habitual e fundamental de socialização primária, estando esse papel designado às instituições escolares. Com essa relevante falta da socialização primária, os efeitos na escola são proeminentes trazendo alterações na atuação dos professores e na representação da instituição de ensino. A escola é o ambiente favorável para o aprendizado de uma sociabilidade rica, pois permite a interação com o outro.

A escola atualmente tem a necessidade de atuar não só no conteúdo básico do desenvolvimento do conhecimento, mas também precisa priorizar momentos de ação na identidade do aluno, que deve ser visto como sujeito participativo do seu conhecimento e construtor dos valores que são fundamentais para sua vida. Em todos os tempos houve uma perspectiva social em relação à escola, e ao explicarmos os pensamentos de educadores brasileiros, não nos surpreendemos com as suas falas.

O professor ao investir no aprimoramento de sua ação docente busca o desenvolvimento profissional em instituições de formação de docentes, em cursos de atualização de sua atuação de educador, nas diferentes linguagens da arte, nos recursos audiovisuais, em leituras e estudos complementares, entendendo a importância do papel social da escola e de sua profissão. Se houver interesse e vontade de se alcançar um ensino mais globalizante e uma aprendizagem mais

Relacionados

  • Interpretação das culturas
    131537 palavras | 527 páginas