Socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexão sobre as correntes teóricas funcionalista e do materialismo histórico
O Funcionalismo
Essa teoria teve como fundador o pensador francês Émile Durkheim (1858 -1917), considerado um dos paisda Sociologia moderna. Apontava como fatores causadores das crises sociais os aspectos morais e não os econômicos. O Funcionalismo apresentava três características:
1. Coerção social: acapacidade de o fato social se fazer respeitar, se impor. O indivíduo era frágil para contrariar alguns fatos sociais, como o idioma, as leis e a educação que recebe da família e da escola. Acabariaobedecendo às regras da sociedade, sem se opor.
2. Os fatos sociais são exteriores ao indivíduo, ou seja, existem e atuam sobre ele independentemente de sua vontade ou de sua aceitação consciente. Os fatossociais existem antes do nascimento das pessoas e são por elas assimilados por meio da educação e de outras formas de coerção. “O melhor é seguir o que já está pronto.”
3. A generalidade:Para ser um fato social, determinado acontecimento deve ocorrer para todas as pessoas ou para a maioria delas. Deve ser algo comum na vida das pessoas, como um emprego, a forma de se vestir, ahabitação.
Para Durkheim uma sociedade sadia seria aquela na qual a vida social fosse harmônica, em que reinasse o consenso, onde a maioria pensasse e agisse de forma semelhante, levada pelos fatos sociais quesão impostos por meio da educação e por outras formas de coerção social. Uma sociedade em que os indivíduos fossem impotentes para mudar o que estava posto, ou seja, uma sociedade estável, pronta,toda organizada, que não permitisse grandes mudanças. A teoria funcionalista interessava, principalmente, à burguesia.

O Materialismo Dialético
Essa teoria foi concebida por Karl Marx (1818-1883) eFriedrich Engels (1820-1895). Eles preocupavam-se com os efeitos da Revolução Industrial que aumentou a produção das riquezas de forma extraordinária e também acarretou a miséria de milhões...
tracking img