Socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Socialismo


Atualmente existem dois modelos de sistema político-econômico: o capitalismo e o socialismo. O sistema capitalista está em prática desde o século XVIII. Porém, no século XIX, os trabalhadores europeus não estavam satisfeitos com o capitalismo, com a justificativa em base da condição de exploração em que viviam. Com isso, surgiu um sentimento de modificação.Nesse período novas doutrinas socialistas ofereceram um novo panorama sobre a sociedade capitalista e a condição do trabalhador contemporâneo. A classe proletária pôde avistar no socialismo uma solução que representava várias idéias, as quais tinham como objetivo a infiltração de um modelo de sociedade mais justa, a extinção de uma sociedade de classes e uma organização de uma sociedadeigualitária onde os trabalhadores dirigiriam o próprio país, sem a existência de um Estado.

A insatisfação e o anseio por mudanças foram vigorados com o pensamento de dois grandes sociólogos alemães, Karl Marx e Friedrich Engels, que organizaram um conjunto de ideias necessárias para a inauguração de uma sociedade extremamente socialista. Tais ideias surgiram após uma análise precisa a respeito docapitalismo.

A doutrina socialista ocorreu apenas no século XX quando a Revolução Russa derrubou o governo monarquista, dando origem à URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). O socialismo obteve outros adeptos, na segunda metade do século XX, como a China, Cuba, países do Leste Europeu e algumas nações africanas e asiáticas.

Com o lançamento da obra “ManifestoComunista”, Karl Mark e Friedrich Engels fundaram um conceito com base na ideia de que as sociedades, ao decorrer da História, foram marcadas pela luta de classes. Desse modo, a sociedade industrial separava-se em dois grupos principais: de um lado, a burguesia, com posse dos meios de produção (fábricas, máquinas, terras); e do outro, o proletariado, o qual vendia seu esforço de trabalho ao burguês,obtendo assim um salário que o sustentasse.

No ponto de vistas desses filósofos, o contraste de interesses dessas classes significava um tipo de oposição que configurou-se de formas distintas, no decorrer da trajetória das civilizações. Esse conflito de classes se originou pelas condições em que os bens eram distribuídos entre os homens. A forma de distribuição formava a teoria domaterialismo histórico o qual defendia que as formas de pensar e agir eram avaliadas pela situação material de uma sociedade.

No século 20, a ideia de socialismo proposta por Marx ganhou força política. Entretanto, em diversos países do mundo onde isso ocorreu, houve diferenças entre a forma de transformar o socialismo em realidade. Lênin, um dos líderes socialistas russos propôs uma revoluçãoradical, a qual estabeleceria a “ditadura do proletariado”. Por outro lado, houve socialistas que não concordavam com a proposta de Lênin, pois queriam mudanças menos agitadas e defendiam outros modelos socialistas, como a social-democrata e até o nacional-socialismo, isto é, o nazismo.

Dessa forma, desde a Revolução Russa, em 1917, o socialismo e o comunismo passaram a determinas coisas bemdistintas. O socialismo organizou-se em uma doutrina menos radical do que o comunismo, propondo uma reforma progressiva da sociedade capitalista, de modo a chegar a um modelo em que exista equilíbrio entre o valor do capital e o do trabalho, com o objetivo de existir uma redução entre ricos e pobres. O comunismo, defendia o fim do capitalismo, através de uma revolta armada com o objetivo do fim daburguesia.

No caso da sociedade capitalista, os operários viviam frequentemente em condição cansativa pois a burguesia preparava meios para que os trabalhadores continuassem em uma situação de exclusão. Através da teoria da mais-valia, Marx e Engels, demonstraram que os trabalhadores não recebiam um pagamento de acordo com o valor dos bens produzidos por eles. Isso aconteceria de fato...
tracking img