Socialismo e comunismo critico e utópicos

Páginas: 19 (4515 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA

Escrito em 1848 por Marx e Engels, retrata o desenvolvimento da burguesia e da luta contra o proletariado.
Esta luta tinha previa a derrocada da burguesia e a entronização do proletariado. Marshall Berman diz que "O Manifesto do Partido Comunista" destaca a luta de classes sociais e ainda faz elogio da burguesia. Entre a sociedade capitalista e asociedade comunista existe um período de transformação revolucionária no qual chamamos de transição política onde o Estado não passaria da ditadura revolucionária do proletariado.
O capital aliado à incipiente revolução tecnocrática começa sua caminhada de forma vitoriosa, frenética, insaciável. A época da burguesia se distingue pela evolução permanente da produção o abalo contínuo de todas ascategorias sociais, a insegurança e a agitação sempiternas.

RESUMO

BURGUESES E PROLETÁRIOS

Traz-nos a luz de toda história da sociedade até nossos dias e demonstra o melhor da luta de classes. Homens livres e escravo, patrícios e plebeus, senhores e servos, mestres e oficiais que representam opressores e oprimidos respectivamente, sempre estiveram em constante oposição empenhados numa luta semtrégua, ora velada, ora aberta, luta que a cada etapa conduziu a uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou ao aniquilamento das duas classes em confronto.
Nos primórdios da história encontramos uma organização completa da sociedade em diferentes grupos em uma hierárquica social. Na Roma antiga: Patrícios, cavaleiros, plebeus e escravos. Na Idade Média: Senhores feudais, vassalos,mestres de corporações, oficiais e servos, além disso, quase todas essas classes comportam subdivisões hierárquicas.
A sociedade burguesa moderna oriunda do esfacelamento da sociedade feudal limitou-se a subtrair as antigas classes por novas classes novas condições de opressão e novas formas de luta. A burguesia da nossa época tem simplificado a oposição de classes cada vez mais. A sociedadeinteira divide-se em dois grandes blocos inimigos, em duas grandes classes que se enfrentam diretamente: A burguesia e o proletariado. Os servos da idade média deram origem aos cidadãos das primeiras comunas, advindos destes cidadãos, nasceram os primeiros elementos da burguesia. A descoberta da América ofereceu á burguesia ascendente um novo terreno, o mercado indiano, chinês, a colonização da América,o intercâmbio com as colônias, a intensificação dos meios de troca e das mercadorias deram ao comercio, a navegação, indústria, favorecimento a sociedade feudal em desintegração a expansão rápida do elemento revolucionário.
O modo de funcionamento feudal não satisfazia o crescimento das demandas consecutivas à abertura de novos mercados, então a manufatura substituiu-o. Os mestres de corporaçõesforam desalojados pela classe média industrial. Os mercados não paravam de crescer e as demandas de aumentar, logo a manufatura mostrou-se insuficiente. O vapor e o maquinismo revolucionaram a produção industrial. A manufatura deu lugar à grande indústria moderna, a classe média industrial, chefes de verdadeiros exércitos industriais, os burgueses modernos. A grande indústria criou o mercadomundial, preparado pela descoberta da América. A burguesia moderna é produto de um longo processo de desenvolvimento de uma série de profundas transformações no modo de produção e nos meios de comunicação. Cada uma das etapas do desenvolvimento da burguesia acompanhou-se de um progresso político correspondente. A burguesia foi um grupo oprimido pelos senhores feudais, organizando a própria defesa esua administração na comuna, aqui na república urbana independente, ali terceiro estado tributado pelo rei. Ela se tornou na época da manufatura um contrapeso á nobreza na monarquia descentralizada ou absoluta. Como a criação da grande indústria e do mercado mundial, a burguesia conquistou finalmente a dominação política exclusiva no Moderno Estado parlamentar. Um governo moderno é tão somente um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O socialismo e o comunismo critico- utópicos.
  • socialismo ,socialismo utopico ,comunismo,anarquismo
  • Socialismo Utópico
  • O Socialismo Utópico
  • Socialismo utópico
  • Socialismo utopico
  • Socialismo utópico
  • socialismo utopico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!