Socialismo e burguesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COM BASE NO TEXTE DISCORRA SOBRE AS QUESTÕES QUE SEGUEM:
I) Porque o texto conclui que “a burguesia desempenhou na história um papel eminentemente revolucionário?” .
Porque substituiu as liberdades conquistas por uma liberdade única, ou seja, a liberdade do comércio. E para conquistar o poder, a burguesia teve que destruir as relações pessoais, religiosas, políticas e os bens de família(herança). Sendo assim, tornou-se totalmente revolucionário, já que extinguiram os laços que uniam o povo e tornou-os totalmente individualizados e egoístas visando apenas o dinheiro.
II) Segundo Marx “A burguesia, ou seja, os capitalistas, não podem existir sem revolucionar, constantemente, os instrumentos de produção, e, por conseguinte, as relações de produção, isto é, o conjunto das relaçõessociais. Porque?
Como a sociedade está em constante mudança em razão do progresso contínuo, se uma organização não desafiar os velhos paradigmas, a concorrência simplesmente a ultrapassam, por isso os capitalistas também tiveram que revolucionar os instrumentos e aprimorar o meio de produção para acompanhar a demanda, pois a abertura de novos mercados é ascendente e o progresso contínuo é importantetanto para os consumidores como para os capitalistas, pois nada permanece igual na vida.
III) Comente a relação que Marx desenvolve entre mercadoria e a mão-de-obra operária.
Com o crescimento da burguesia e do capital, sucessivamente a classe operária acompanha esse crescimento, e assim como uma mercadoria está destinada a vender para aumentar o capital da companhia, o mesmo acontece com amão-de-obra operária, eles vivem em virtude de aumentar o capital e estão sujeitos a concorrência e a volubilidade do mercado.
IV) “A condição de existência do Capital é o trabalho assalariado... Assim, o desenvolvimento da grande indústria mina sob os pés da burguesia as bases sobre as quais ela estabeleceu o sistema de produção e de apropriação. A burguesia produz, antes de mais nada , os seuspróprios coveiros. A sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis”. Quem são para Max esses coveiros?
A burguesia estabelece um sistema de produção e de apropriação. Para que haja produção eles dependiam dos proletários, uma vez que este, a classe dominada é em grande maioria e começam a lutar pelos seus direitos contra a classe dominante, a sua vitória é inevitável e fica bemnítido que os proletários são os coveiros.
V) As propostas abaixo estão sugeridas no manifesto comunista como estratégias de construção de uma sociedade mais justa.
1. Expropriação da propriedade da terra e afetação da renda da terra às despesas do Estado.
2. Imposto fortemente progressivo.
3. Abolição do direito de herança.
4. Confiscação da propriedade de todos os emigrados e sediciosos.5. Centralização do crédito nas mãos do Estado, por meio de um Banco nacional, com capital do Estado e monopólio exclusivo.
6. Centralização nas mãos do Estado de todos os meios de transporte.
7. Multiplicação das empresas fabris pertencentes ao Estado e dos instrumentos de produção, arroteamento dos terrenos incultos e melhoramento das terras cultivadas, segundo um plano conjunto.
8.Trabalho obrigatório para todos; organização de exércitos industriais, particularmente para a agricultura;
9. Combinação da agricultura e da indústria; medidas tendentes a fazer desaparecer, gradualmente, o antagonismo entre a cidade e o campo.
10. Educação pública e gratuita de todas as crianças; abolição do trabalho das crianças nas fábricas tal como hoje se pratica. Combinação da educação com aprodução material, etc.
Com base nestes 10 itens apontados por Karl Marx, destaque e justifique
a) Três propostas que você avalia ser ainda atual para os dias de hoje. Justifique.
- Combinação da agricultura e da indústria; medidas tendentes a fazer desaparecer, gradualmente, o antagonismo entre a cidade e o campo.
Isso é fundamental para que não haja desigualdade social. Pois quando a...
tracking img