Socialismo utópico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O SOCIALISMO E O COMUNISMO CRÍTICO-UTÓPICOS

Uma das teorias que estudaram o socialismo e o comunismo elaboradas no século XIX, é conhecida como: socialismo e comunismo crítico-utópicos.
Surge,diante da necessidade de mudanças na sociedade. As ideias e teorias desenvolvidas nesse período tinham como principal objetivo a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Criticavam o sistemacapitalista e buscavam a igualdade entre os indivíduos.
Dentre os principais teóricos do socialismo e comunismo utópicos, podemos destacar: Charles Fourier, Robert Owen, Luiz Blanc e Saint-Simon.Esses teóricos perceberam, claramente, o antagonismo das classes e buscaram, sobretudo, os interesses da classe operária. No entanto, se depararam com um proletariado ainda em sua fase inicial, que nãotinha uma iniciativa histórica, nenhum movimento político próprio e não dispunha de condições materiais para a sua emancipação. Esses teóricos, então, buscavam a formação de uma nova ciência social,de leis sociais que permitiriam criar tais condições. Eles consideravam suas ideias e teorias muito superiores a todos os antagonismos de classes existentes. No trecho a seguir, Marx e Engels falamsobre isso:
O estágio rudimentar da luta de classes e sua própria posição social os levam a considerar-se bem acima de qualquer antagonismo de classe. Desejam melhorar as condições materiais de vidapara todos os membros da sociedade, mesmo os mais privilegiados. Por isso, não param de apelar indistintamente para toda a sociedade e, de preferência, dirigem-se à classe dominante. Pois, na verdade,basta compreender seu sistema para reconhecer que é o melhor dos planos possíveis para a melhor das sociedades possíveis. (MARX e ENGELS, Manifesto do Partido Comunista, 2006, página 117).
O socialismoe o comunismo utópicos repelem toda a ação política e revolucionária. Buscam atingir seus ideais por meios pacíficos. Eles acreditavam que modificações na sociedade poderiam ser feitas através da...
tracking img