Socialismo em cuba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REVOLUÇÃO CUBANA
Em 1898, o país libertou-se do domínio espanhol, com a ajuda dos Estados Unidos, que apoiaram os cubanos na independência, e ao mesmo tempo, fez Cuba mergulhar na esfera deinfluência americana.
Por meio da Emenda Platt, a nova República Cubana ficou totalmente subordinada aos Estados Unidos, que assumiram o direito de intervir militarmente no país para defender seusinteresses. Entre outras medidas, a Emenda Platt determinava que Cuba devesse ceder aos Estados Unidos uma faixa de terra para o estabelecimento da base naval de Guantánamo. Tutelada pelos EUA, Cubapermaneceu, após a independência, com a mesma estrutura socioeconômica herdada dos tempos coloniais, que tinha por base a produção do açúcar destinada à exportação.
Atraídos pelo agradável clima tropical dopaís e pela beleza de suas praias, os turistas norte-americanos transformaram Cuba na ilha mais visitada da época. Organizou-se na ilha toda uma infraestrutura ligada ao turismo estrangeiro, que levouà abertura de grandes cassinos e ao incentivo da prostituição.
A partir de 1934, Fulgêncio Batista tornou-se o homem mais poderoso do forte regime cubano, essencialmente voltado para a satisfaçãodos interesses capitalistas dos Estados Unidos. Fulgêncio Batista ocupou a presidência de Cuba nos períodos de 1940 a 1944 e de 1952 a 1959.
Durante os últimos anos da ditadura de Fulgêncio, acorrupção do regime e a opressão contra o povo cubano atingiram níveis insuportáveis. O momento foi oportuno para provocar a reação contra o governo do grupo de guerrilheiros comandados por Che Guevara eFidel Castro, que iniciaram suas lutas em 1956.
Apoiado pelas camadas exploradas do país, o movimentos guerrilheiro liderado por Fidel foi, aos poucos, crescendo. Assim, reuniu forças para derrubara ditadura de Fulgêncio, em janeiro de 1959.
Após a tomada do poder, o movimento revolucionário cubano dirigido por Fidel Castro foi evoluindo em direção ao socialismo. Nos primeiros quatro anos...
tracking img