Social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAMÍLIA, EMOÇÃO E IDEOLOGIA

A família tem sido percebida como base estratégica da sociedade e garantia de uma vida social equilibrada, célula sagrada que deve ser mantida intocável a qualquer custo. Para outros, a instituição familiar deve ser combatida, pois representa um entrave ao desenvolvimento social; é algo exclusivamente nocivo, é o local onde as neuroses são fabricadas e onde seexerce a mais implacável dominação sobre as crianças e as mulheres. Podemos então, definir família como um conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a interação dos membros da mesma, considerando-a, igualmente, como um sistema, que opera através de padrões transacionais.
No entando, o que não pode ser negado é a importância da família tanto ao nível das relações sociais que representaum grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições, nas quais ela se inscreve, quando ao nível da vida emocional de seus membros. É na família, mediadora entre o indivíduo e a sociedade, que aprendemos a perceber o mundo e a nos situramos nele, como um grupo de pessoas domésticadas ligadas por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de umancestral comum, matrimónio ou adoção. É a formadora da nossa primeira identidade social. Ela é o primeiro "nós" a quem aprendemos a nos referir. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.A famíliavem-se transformando através dos tempos, acompanhando as mudanças religiosas, económicas e sócio-culturais do contexto em que se encontram inseridas. Esta é um espaço sócio-cultural que deve ser continuamente renovado e reconstruído; o conceito de próximo encontra-se realizado mais que em outro espaço social qualquer, e deve ser visto como um espaço político de natureza criativa e inspiradora.Como ospapéis, as funções estão igualmente implícitas nas famílias, como já foi referido. As famílias como agregações sociais, ao longo dos tempos, assumem ou renunciam funções de proteção e socialização dos seus membros, como resposta às necessidades da sociedade pertencente. Nesta perspectiva, as funções da família regem-se por dois objectivos, sendo um de nível interno, como a protecção psicossocialdos membros, e o outro de nível externo, como a acomodação a uma cultura e sua transmissão. A família deve então, responder às mudanças externas e internas de modo a atender às novas circunstâncias sem, no entanto, perder a continuidade, proporcionando sempre um esquema de referência para os seus membros; que constitui uma constelação de pessoas interdependentes, e sua estrutura reproduz asdinâmicas existentes.
A função social da família se efetiva pelo exercício da função que cada um de seus membros realiza conforme a posição que ocupa na estrutura sócio-afetiva e cognitiva do grupo familiar. Refiro-me ao papel social. O papel social evidencia duas instâncias empiricamente distintas: a expectativa de desempenho e o desempenho efetivo. Expectativa de desempenho decorre da posição que umsujeito ocupa no grupo familiar - pai, mãe, irmão mais velho - ou em outras organizações sociais - diretor, chefe, operário. O desempenho efetivo se concretiza no memento em que o sujeito exercita a função correspondente à posição que ocupa no grupo ou na organização. A posição na hierarquia social e a função correspondente delimitam o papel social de cada membro na organização. O papel socialcorresponde a um conjunto de comportamentos manifesto que são engendrados a partir das relações entre os sujeitos. Os comportamentos explicitam as formações atitudinais ideologicamente formadas. Os papeis sociais e seu desempenho é aprendido e o primeiro deles é o papel de filho. A autoridade e o amor estão na base desta pedagogia familiar. Submetida a autoridades dos pais a criancinha nega seus...
tracking img