Social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL















Relatório de Estágio
OBSERVAÇÃO DO HOSPITAL DE CARIDADE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

















Rosário do Sul
2012


Priscila Ruffo Indart















Relatório de Estágio
OBSERVAÇÃO DO HOSPITAL DE CARIDADE NOSSA SENHORA AUXILIADORATrabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I.














Rosário do Sul

2012




Sumário

1 INTRODUÇÃO 4


2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Histórico da Instituição 5
2.2 Objetivo Institucional 6
2.3 Estrutura Organizacional 8
2.4 Rotinae Atividades 9
2.5 Caracterização da População Atendida 12
2.6 Serviço Social na Instituição 13

3 CONCLUSÃO 15


4 referências bibliográficas 16




INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo mostrar as observações feitas durante o Estágio Curricular Obrigatório I, que realizamos no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Apresentaremos o perfil, histórico e quaissão as finalidades e a missão da instituição.
Iremos, também, mostrar qual o papel da Assistente Social dentro da área da Saúde e quando sua importância para o andamento do Hospital.































DESENVOLVIMENTO


1 Histórico

Foi no ano de 1885 a primeira tentativa de fundação do Hospital, onde tudo começa com a suaidealização. Em 24 de setembro de 1912, numa segunda iniciativa, nas proximidades de Charqueada União Rosariense foi lançada a pedra fundamental e criada a Comissão Pró Caridade, mas foi somente em 1921 que providências concretas foram tomadas, montando-se a Comissão de Construção, para angariar fundos para a “Casa de Caridade” assim denominada na época, começando enfim as obras, agora na Rua Setede Setembro. No mesmo ano o Vigário Ângelo Bartelle lançou oficialmente a pedra fundamental e fez a sua benção.
O poder estava nas mãos do então Independente Dr. João Pedro Prates de Araújo.
No dia 12 de outubro de 1925 foi inaugurado o Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora e seu primeiro provedor foi Padre Ângelo Bartelle.
As Irmãs Filhas doAmor Divino chegam a Rosário do sul e transformam o Hospital tornando o atendimento humanitário m 1941.
No ano de 1942 é inaugurado o novo Hospital que foi duplicado na gestão do provedor Elysio Josende.
Dois grandes marcos teóricos do Hospital são: a construção da capela (1932) pelas Damas de Caridade, e a construção do Lar do Idoso São Francisco (1962).
Nofinal da década de 60 e início de 70 foi lançado um plano de construção do Hospital novo, mas conseguiu-se completa os blocos cirúrgicos e o terceiro andar, implantando-se novos serviços na década de 80.
As melhorias seguiram a partir de 1992 quando foi implantada a UTI e construção do quarto andar.
Grupos sociais que participaram de sua criação: Em 1912 foi criada acomissão pré-caridade, e em, 1921 a comissão de construção para angariar fundos para a Casa De Caridade. A intenção de construir o Caridade era de misericórdia, ou, seja beneficente, em atenção ao princípio evangélico de que dar aos pobres é emprestar a Deus. O povo rosariense transmitiu a versão oral de que foi o Pr. Ângelo Bartelli construiu hospital. Apresenta-se documentos em parte se parecemcom essa versão. O Dr. José Antunes, num discurso pronunciado em 1941 no Rotary Clube disse: Iniciada sua construção, os recursos angariados não foram suficientes para a terminação do primeiro pavilhão. Esteve assim o hospital por algum tempo, até que o Rindo. Padre Ângelo Bartelli resolveu meter a mão na obra e, organizando bandeiras infantis (para pedir doações) conseguiu terminar o edifício e...
tracking img