Sociabilidade e cognitividade na escola de aplicação yolanda queiroz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso de Psicologia
Disciplina de Prática Integrativa III

RELATÓRIO FINAL
SOCIABILIDADE E COGNITIVIDADE
NA ESCOLA DE APLICAÇÃO YOLANDA QUEIROZ

LARISSA ALBQUERQUE
RAISSA SERPA

Fortaleza – Ceará
Maio / 2012

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso dePsicologia
Disciplina de Prática integrativa III

RELATÓRIO FINAL
SOCIABILIDADE E COGNITIVIDADE
NA ESCOLA DE APLICAÇÃO YOLANDA QUEIROZ



LARISSA ALBUQUERQUE
RAISSA SERPA

Relatório apresentado ao Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, como requisito parcial a aprovação na disciplina PráticaIntegrativa III, ministrada pela Professora Janara Pinheiro.

Fortaleza – Ceará
Novembro / 2011
1. INTRODUÇÃO

As Disciplinas de Práticas Integrativas propiciam aos graduandos em Psicologia desde o início do curso, vivências teórico-conceituais associadas à experiência de trabalho em campo que possam ser utilizadas na futura práticaprofissional, pois permite à reflexão da teoria apresentada em sala alinhada a prática psicológica.

Nossa experiência na Disciplina de Prática Integrativa III nos propiciou conhecer a instituição Filantrópica Escola Aplicada Yolanda Queiroz, que acolhe crianças carentes da comunidade do Edson Queiroz. A instituição conta com aulas em turno diurno e noturno e ensina crianças de 3 a 12 anos . Todasas crianças têm acompanhamento de equipe multifuncional, dentro da instituição.

Canalizamos nosso olhar de observação psicológica direta nas dependências da Instituição Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, observando diretamente as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos de idade, focando nos aspectos sociais (2 aspecto_), e cognitivos (________________).

Relacionamos os conhecimentosadquiridos durante o semestre sobre o desenvolvimento infantil, como fonte relevante para a elaboração deste trabalho acadêmico. O estudo teórico foi associado às observações feitas nas visitas à instituição Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, que contribuirão para nossa reflexão ao associar o que conseguimos perceber com as teorias de Piaget e Vygotsky.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Oprincipal interesse dessa observação é descrever os processos de desenvolvimento humano no campo cognitivo ______ (_________comportamento de dependência e agressividade), e social (reversibilidade e formação da moralidade) a partir da vivência de situações reais, e compreender como esses processos se formam nas crianças e relacioná-los a teoria assimilada.
É importante salientar sobre a importância doolhar do psicólogo perante o desenvolvimento cognitivo e social da moralidade na criança. Entre os autores que teorizam essa temática estão Vygotsky, Wallon, Jean Piaget, entre outros. Neste trabalho iremos no deter as contribuições sobre o desenvolvimento infantil postulados pelos teóricos, Jean Piaget sobre os aspectos cognitivos e Vygotsky sobre os aspectos sociais.

Krueger (2004) acrescenta quea infância é uma etapa biologicamente útil, que se caracteriza como sendo o período de adaptação progressiva ao meio físico e social. A adaptação, por ela dita, é “equilíbrio”, cuja conquista dura toda a infância e adolescência e define a estruturação própria destes períodos existenciais. Ela parafraseia Jean Piaget (1985) dizendo que, “educar é adaptar o indivíduo ao meio social ambiente”.

Aautora, afirma que quando, então, se trata de educação infantil no contexto da educação moderna é preciso considerar quatro pontos fundamentais: a significação da infância, a estrutura do pensamento da criança, as leis de desenvolvimento e o mecanismo da vida social infantil.
Ainda em Krueger (2004) biografa da vida de Jean Piaget, (1896-1980) como um renomado psicólogo e filósofo...
tracking img