Sociabilidade humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociabilidade Humana
O homem é um ser social, isso é um fato indiscutível para qualquer disciplina.
Como disse Aristóteles: o homem fora da sociedade seria um bruto (animal) ou um deus, brutoporque viveria alienado à sua existência, na segunda hipótese viveria como um ser perfeito, dependente exclusivamente de si, algo impossível de ser alcançado. Diante da necessidade existencial de se viverem sociedade o grande desafio a ser superado é a convivência.
Como conviver com pessoas que ao mesmo tempo em que são tão parecidas conosco nos desejos, necessidades, sentimentos, são tão diferentesna forma de pensar e agir. E nesse âmbito que se desenvolve as interações sociais: cooperação, competição e conflito.
Na cooperação as pessoas são movidas por um mesmo objetivo, e valor e por issoconjugam seus esforços. Uma importante teoria a respeito da cooperação foi desenvolvida no inicio do século XX, dividindo-a em duas partes: a mecânica e a orgânica, posteriormente chamada de “porsemelhança” e “por divisão do trabalho”. Isso pode ser representado pelos exemplos de um motorista de taxi que leva um passageiro ao seu destino, e de um grupo de pessoas concentrando seus esforços para arealização de um determinado trabalho. Em ambos os casos há interação social a diferença está no fato de que no caso do taxista e do passageiro os interesses são distintos, independentes (porsemelhança), e no segundo caso o esforço do grupo visa o bem coletivo (por divisão do trabalho).
Na competição há uma disputa, uma concorrência, em que as partes procuram obter seus próprios interesses, umavisando à exclusão da outra; “cada qual com o seu cada qual”. Essa é uma das grandes características da sociedade atual.
Por fim temos os conflitos, tão comuns no convívio social que se pode ate dizerque lhe são imanente, tanto é que, é visto também como uma forma de interação. O conflito se faz presente a partir do impasse, quando os interesses em jogo não logram uma solução pelo dialogo e as...
tracking img