Sociabilidade humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pois sem Ele, nada seria possível e não estaríamos aqui reunidos, desfrutando, juntos, destes momentos que nos são tão importantes.
Dedico também os meus colegas que juntos formamos uma equipe forte e segura para realização de mais um trabalho, foi com o contributo de todas que este trabalho teve o seu sucesso.
Introdução
No nossotrabalho falaremos sobre a sociabilidade humana e como ela esta subdividida, os seus grupos a instituição social.
O homem é um ser social porque tem necessidades básica de viver em sociedade, junto com os seus semelhantes. A essa caracteristica humana chamamos de sociabilidade humana.
O homem é um ser essencialmente social: desde o início da história ele se encontra sempre em grupos sociais,inicialmente pequenos (família, clã...) e depois maiores (cidade, estado, país...globalização).
A sociabilidade é conseqüência de outras dimensões humanas: corpo, conhecimento, liberdade, linguagem.
A sociabilidade humana se expressa na criação de organismos e instituições (governos, parlamentos, tribunais, escolas, empresas...).
A sociabilidade pode ser, ao mesmo tempo, um elemento de desenvolvimento (através da transmissão de uma determinada cultura) e de deformação da personalidade (o homem transformado em “robô” que cumpre apenas o que a sociedade prescreve).
SOCIABILIDADE HUMANA
Por mais individualista que seja uma pessoa, não suportaria viver numa ilha isolada dos seus semelhantes. Nós só podemos ser verdadeiramente humanos dentro do convívio social. Isso significa que a sociabilidade éuma espécie humana.
De facto o homem, desde os tempos primitivos nunca adoptou a solidão como forma normal de vida. Nunca procurou ficar completamente isolado dos seus semelhantes. O homem é portanto, um ser social, um ser que tem a necessidade básica de viver em sociedade precisamos de participarmos dos campos sociais.
 A escola, igreja, o clube desportivo
São apenas alguns dos diversosgrupos dos quais participamos. Cada um desses grupos tem os objectivos próprios.
Ex: o objectivo comum das pessoas que frequentam uma escola é estudar
Já pessoas que frequentam o clube desportivo têm como objectivo comum a pratica do desporto.
Para alcançar os seus objectivos comuns, o membros de um grupo social devem cooperar entre si, pois a cooperação é única forma de as pessoas que vivem emgrupo atingirem os seus ideias comunitários.
Grupo social: é um conjunto de pessoas que cooperam entre si, para alcançar determinados objectivos comuns. A escola, o clube desportivo, a família, a igreja, a empresa são exemplos de grupos sociais, na medida em que as pessoas que deles participam cooperam entre si para alcançar objectivos comuns.
A IMPORTÂNCIA DO GRUPO SOCIAL FAMILIAR
A família é ogrupo social constituido pela união de umm homem com uma mulher e pelos filhos nascido desse casamento. A família é muito importante porque representa o Iº grupo social do qual fazemos parte. Nela apredemos as primeiras lições da vida em sociedade, através dos ensinamentos que recebemos dos nossos pais.
Om grupo familiar pode ser camparado a uma escola de amor onde o individuo, educando pelospais, aprende a conviver com os seus semelhantes.
O GRUPO SOCIAL FAMILIAR TEM (4) QUATRO FUNÇÕES BÁSICAS:
Função procriativa: esta função tem como finalidade, o nascimento dos filhos. A função procriativa é que garante a continuidade da espécie humana.
Função educativa: esta formação consiste no dever que os pois têm de prestar ensinamentos aos filhos, ensinando-lhes o que é necessário paraviver em sociedade, como por exemplo: linguagem e os deveres cívicos.
Função económica: a função económica consiste no trabalho dos pais para sustentar a familia a função economica tem por objectivo proporcionar os membros da família numa vida de acordo com a dignidades.
Função emocional: esta função consiste no amor que deve existir para familia. O amor entre marido e a esposa. O amor que se...
tracking img