Sociólogos brasileiros brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 15 (3526 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
- Introdução
Florestan Fernandes
1 ........................................................................... 10 - Sociólogos Brasileiros.
2 ........................................................................... Biografia.
3 ........................................................................... Revolução incompleta.
4........................................................................... Contra o autoritarismo.
5........................................................................... A briga política pela escola pública.
6........................................................................... Para pensar.
7...........................................................................FRASE DE FLORESTAN FERNANDES PARA REFLEXÃO E AÇÃO.8........................................................................... Principais obras.
9........................................................................... ANEXOS.
Maurício Tragtenberg
9........................................................................... Dados biográficos.
10......................................................................... Trabalhos publicados.11......................................................................... Teoria da Pedagogia Libertária.
12......................................................................... Obras.
13......................................................................... Texto- A Delinquência Acadêmica.
14......................................................................... ANEXOS.15......................................................................... Conclusão.
16......................................................................... REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.





Introdução
Vamos aqui abordar a vida de dois grandes sociólogos brasileiros, Maurício Tragtenberg e Florestan Fernandes. Nosso objetivo será o de oferecer aos novos estudiosos do assunto, uma visão de Ideologia dos dois,biografia e suas grandes obras. Maurício Tragtenberg chega à teoria da pedagogia libertária, se expressa pelo questionamento de toda e qualquer relação de poder estabelecida no processo educativo e das estruturas que proporcionam as condições para que essas relações se reproduzam no cotidiano das instituições escolares. Tragtenberg critica duramente a realidade das universidades, "a delinquênciaacadêmica", que a seu ver, acabam exprimindo uma ‘concepção capitalista do saber’ através da busca desenfreada por titulações, publicações, pontos.
Florestan Fernandes, como bom marxista que era, sempre defendeu uma educação vinculada ao pensamento socialista, porque entendia a classe trabalhadora como a principal força revolucionaria, e, portanto seus membros deveriam estar bem orientados eprincipalmente conscientes de seu papel e isto seria de responsabilidade da educação, logo entendia a educação como um fator de mudança social.
Você sabia que Florestan começou a escrever no final dos anos 40, e que ao longo de sua vida, publicou mais de 50 livros e centenas de artigos. E que Maurício Tragtenberg Deixou publicados pelo menos 8 livros e inúmeros artigos em jornais e revistas de grandecirculação no país. Pois então confira o trabalho a seguir.




Sociólogos Brasileiros.
Claudio Correa
Maurício Tragtenberg
Manoel Bomfim
Otávio Brandão
Sérgio Buarque de Holanda
Fernando Henrique Cardoso
Euclides da Cunha
Raymundo Faoro
Florestan Fernandes
Gilberto Freyre


Florestan Fernandes - Biografia.
Florestan Fernandes nasceu em 1920 em São Paulo, filho de umaimigrante portuguesa analfabeta, que o criou sozinha, trabalhando como empregada doméstica. Aos 6 anos, Florestan também começou a trabalhar, primeiro como engraxate, depois em vários outros ofícios. Mais tarde, ele diria que esse foi o início de sua aprendizagem sociológica, pelo contato que teve com os habitantes da cidade. Aos 9 anos, a necessidade de ganhar 'para o curso de Ciências Sociais da...
tracking img