Soc002- In time

950 palavras 4 páginas
1) Função do trabalho através da história
O trabalho através da história mostrou-se de várias formas.
Em tempos mais remotos como era o caso da sociedade grega, o trabalho era desvalorizado, considerado trabalho de escravos e até mesmo associado a um tipo de flagelação, tal visão estendeu-se também para a civilização romana.
Há um paralelo dessa visāo do trabalho com o filme, quando nota-se um despendimento maior de energia por parte das pessoas que moram no gueto e sendo que os magnatas passavam aproveitando o tempo com com o que os agradavam. Com o passar do tempo e entrando na idade media e ascençāo da burguesia, começam a surgir um novo tipo de visão sobre o trabalho. Reabilita o trabalho manual, causando assim um boom tecnológico, pois com a visāo mais dinâmica do trabalho houve o surgimentos de novas necessidades como o da navegaçāo para buscar mercados consumidores.
Com a nova visāo do trabalho e suas consequencias ocorreu uma nova configuraçāo da sociedade na qual nunca antes havia ocorrido, surgiu entāo, fabricas nas quais começou-se a desumanizaçāo em prol das grandes produções, as pessoas eram expiradas a fim de que houvesse maior rendimento e consequentemente maior lucro, e assim surgiu correntes de ideias contrarias a isso como o socialismo e anarquismo.
Por fim, com toda a expansāo provocada pela nova configuração da sociedade ocorreu uma última mudança, na qual se refere ao surgimento do setor terciário, que foi responsável pelo crescimento da classe media e assim maior homogeinização entre as classes.
2) Trabalho moderno, alienação e consumo
Podemos perceber que de acordo com o texto base o trabalho moderno ainda favorece as classes mais altas, em relação às condições de trabalho e também ao lazer.
A uma crítica muito grande ao consumo alienado que acontece quando as pessoas são influenciadas pela mídia, e começam a querer comprar certos tipos de roupas, eletro domésticos, ou qual seja o produto, sem a necessidade e

Relacionados