Sobreposições da Língua Portuguesa no espaço de enunciação brasieliro

332 palavras 2 páginas
RESENHA

GUIMARÃES, Eduardo. Línguas do Brasil, civilização e cultura In: GUIMARÃES, Eduardo. Multilinguismo, divisões da língua e ensino no Brasil. São Paulo: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005. P. 16-28.

Eduardo Guimarães é doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da graduação e Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professor visitante da Universidade de Paris III e da Universidade de Buenos Aires. É autor de vários livros, entre eles, Texto e Argumentação, Semântica do Acontecimento e História da Semântica: sujeito, sentido e gramática no Brasil.
Em sua obra intitulada “Multilinguismo, divisões da língua e ensino no Brasil”, o autor apresenta os aspectos do português do Brasil, considerando que o país é multilíngue.
No segundo capítulo do livro, Eduardo trata a questão da Língua Portuguesa na história das Constituições brasileiras. Segundo ele, o motivo pelo qual a língua nacional do Brasil recebe o nome de Língua Portuguesa, na Constituição de 1946, se baseia na afirmação de que termos o português como idioma nacional nos garante a condição de povo civilizado.
Essa afirmação coloca o português em oposição às línguas indígenas existentes no Brasil, uma vez que essas são consideradas línguas de povos primitivos.
A seguir, Guimarães cita a Constituição Brasileira de 1988, onde a Língua Portuguesa é formulada como língua oficial do Estado. Nela também aparece, pela primeira vez, a questão das línguas indígenas. Apesar de reconhecer as línguas indígenas, a constituição da república as relaciona à cultura, mantendo assim seu caráter primitivo.
Eduardo então apresenta a diversidade do português do Brasil, enfatizando que o idioma, como língua do Estado, dispõe de instrumentos específicos de organização no espaço de enunciação. Esses instrumentos são: a escola, a gramática, o dicionário e a mídia. O autor afirma que, por promoverem a divisão da língua entre “certo e “errado”, esses

Relacionados