Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Disputa do Imaginário: as representações do cangaço no cinema nacional (1950)

Caroline Lima Santos
Professora tutora do curso de Licenciatura em História da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Mestre em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisa financiada com bolsa de estudo pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

ResumoO imaginário popular sobre o movimento do cangaço inspirou cordéis, músicas e diversos filmes, produzidos no Brasil. Diante disso, convidamos o leitor a pensar sobre a produção cinematográfica da década de 1950, a partir da película “O Cangaceiro”, do cineasta Lima Barreto, que lançou uma nova linguagem cinematografia com esta obra, a linha western. A proposta do artigo na perspectiva doimaginário seria discutir como o mito do cangaço através de filmes. “O Cangaceiro” lançou idéias e representações que ligam o movimento, o seu espaço geográfico, o nordeste brasileiro, a questões referentes à violência, o debate entre o arcaico e o moderno, e as abordagens dadas ao movimento através dos seus personagens. O trabalho focará as possibilidades da relação história-cinema e o cinema enquantofonte de pesquisa. Palavras-chave: História, Cinema, Cangaço, Representações e Imaginário.

AbstRAct

The people’s imaginary over the folklore splinter group of the “cangaço”, inspired popular traditional poetry, songs, and several films, produced in Brazil. As a result, we invite the reader to think about the film Industry in the 1950s, starting with the film “O Cangaceiro (The Bandit)” bythe movie maker Lima Barreto who with this motion picture launched a new film language, the western line. In the perspective of the imaginary what this article intends to do is to get through films like “O Cangaceiro (The Bandit)” and discuss the myth of “cangaço”, which is their way of living. This film has initiated ideas and representations that are linked; to the movement; its geographicalarea, the Brazilian Northeast; to issues related to violence; to the debate between the archaic and modern; and to the approaches given to the movement by their characters. This article focuses on the possibilities of the relationship cinema history, and the cinema itself as a source of research. Keywords: History, Movies, “Cangaço”, Representations and Imaginary.

Recebido em: 03/04/2010Aprovado em: 17/05/2010

Domínios Da imagem, LonDrina, ano iii, n. 6, p. 67-74, maio 2010

67

caroLine Lima santos

A Disputa do Imaginário: as representações do cangaço no cinema nacional (1950)

Introdução De acordo com tais ilações, a temática relacionada a uma estética do cangaço tornase relevante para o campo da História pois, concomitantemente, aborda o cinema como manifestaçãoartística e espaço de disputa ideológica em torno do imaginário. Portanto, trata-se de perceber como determinados cineastas associaram o cangaço a uma “normalidade” da cultura de violência, transformando-o numa referência que recorda à seca, o abandono, o atraso, resultando em um processo de estigmatização do Nordeste e da naturalização do cangaceiro como selvagem. A partir dessas considerações iniciais,este artigo pretende debater aspectos relacionados ao imaginário social do cangaço, pensando as diversas representações atribuídas ao movimento no ciclo de filmes produzidos no Brasil sobre o tema, ao longo do período que se estendeu de 1950 a 1970. Assim, tem-se como objeto de análise o filme O Cangaceiro (1953) do diretor Lima Barreto, película responsável por inserir o país no mercadocinematográfico internacional e traduzir a história do cangaço para o estilo Western. Considerando o papel desempenhado pelas imagens e o seu poder de aguçar o imaginário, como avaliar o potencial da temática do cangaço no cinema brasileiro?

Partindo da análise elaborada pela historiadora Élise Jasmim (2006), a qual utilizou a literatura de cordel e filmes do Cinema Novo brasileiro como fontes...
tracking img