Sobre o inicio do tratamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Em sua opinião, o uso do divã, constitui um fator importante do tratamento psicoterápico? Por quê?

O divã foi instituído oficialmente por Freud, criador e estruturador da Psicanálise, o qual postulava como indispensável o uso do divã para a prática psicanalista. Para a análise Freudiana, o ato de se deitar no Divã é se entregar para a análise, para “o conhecer-se a si mesmo”. Assim comoFreud, Lacan também o considerou em seu contexto terapêutico.
Para a psicanálise, a indicação do uso do divã pelo terapeuta representa um corte que pontua a transição do período das entrevistas preliminares - tempo em que se define a demanda de tratamento - e marca a entrada do paciente em análise.
Freud (1913) diz que o objetivo, e resultado, do uso do divã é o isolamento da transferência eimpedimento de que essa se misture, imperceptivelmente, às associações do paciente.
Quinet em seu livro As 4+1 Condições de Análise (1991) apresenta como o divã pode servir também como forma de alívio para o analista, Freud diz:
“Atenho-me ao plano de fazer com que o paciente se deite num divã, enquanto me sento atrás dele, fora de sua vista... ele merece ser mantido por muitas razões. A primeira éum motivo pessoal, mas que outros podem partilhar comigo. Não posso suportar ser encarado fixamente por outras pessoas durante oito horas ou mais por dia. Visto que, enquanto estou escutando o paciente, também me entrego à corrente de meus pensamentos inconscientes; não desejo que minhas expressões faciais dêem ao paciente material para interpretação ou influenciem-no no que me conta.” (apudQUINET, 1991).

Assim, podemos concluir que o uso do divã é um recurso que possibilita a escuta do paciente sem o desconforto do olhar e ser olhado, favorecendo tanto o psicanalista como o paciente em seu processo terapêutico.

2. Em sua opinião, as questões relativas ao pagamento de honorários constituem fatores importantes do tratamento psicoterápico? Por quê?

O pagamento de honorários naprática clínica é parte integrante da relação psicoterapêutica e um importante aspecto para o andamento da psicoterapia. Para Freud o pagamento dos honorários do analista tem função reguladora da transferência tanto para o analista quanto para o paciente. A falta de pagamento tem consequências importantes: em relação ao paciente, aumenta suas resistências neuróticas ao tratamento; e, em relação aoanalista, a prática filantrópica desinteressada desperta fantasias de sacrifício e de submissão. E mais, o analista corre o risco de os pacientes entenderem que ele não valoriza adequadamente seu trabalho. Freud adverte os analistas que, ao ocuparem-se das questões de honorários, devem considerar que as pessoas tratam as questões de dinheiro como as questões de sexo, ou seja, com incoerência, pudore hipocrisia. O analista, ao conversar sobre pagamento, tempo de tratamento, prognóstico, regras da análise, entre outros temas, ‘educa’ o paciente para o convívio com a realidade externa. Freud diz que “nada na vida é mais caro quanto a doença e a estupidez” (FREUD, 1913/1996, p.148). Estas considerações apontam a importância do pagamento para que a análise se caracterize como tal e para que opaciente se sinta investindo em seu tratamento. Segundo o autor, “constitui fato conhecido que o valor do tratamento não se realça aos olhos do paciente, se forem pedidos honorários muitos baixos” (FREUD, 1913/1996, p.147).
Para Quinet (2005), ao fazer o paciente pagar, “o analista mostra que não está ali por amor, por sacrifício, ou por ideal, e muito menos para gozar das histórias escabrosas dospacientes” (QUINET, 2005, p.92).

3. Em sua opinião, qual a importância das questões relativas à administração do tempo (horários, frequência, duração) no tratamento psicoterápico? Por quê?
A principio, quando se conhece pouco o paciente é recomendável aceita-lo provisoriamente, por um período de uma ou duas semanas. Caso se interrompa o tratamento,dentro deste período,poupa-se ao paciente...
tracking img