Sobre a morte ou morrer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO SOBRE A MORTE OU MORRER


Antigamente as doenças matavam muitas pessoas, crianças,jovens,adultos e
doenças simples porque a medicina não era avançada,com o passar dos anos foramcriando-se vacinas, remédios, exames, tratamentos e foram diminuindo essas mortes.
Ainda assim com toda tecnologia, pesquisas e avanços existem doenças que não tem cura, levando o indivíduo ámorte, que é um assunto delicado principalmente quando se trata de um ente querido, apesar de ser a única certeza que todo ser humano tem, ninguém aceita, ninguém quer perder um alguém.
No início do livrocontou-se a história de um jovem médico que mesmo sabendo da gravidade de seu caso deixou de lado os aparelhos que aquele paciente necessitava e permitiu que o paciente se comunicasse, por uminstante e deixou de ver aquele homem como somente paciente e enxergou ser humano, neste gesto ele pode proporcionar um momento de alegria importante para aquele homem.
No livro podemos ver os váriosestágios em que os pacientes em fase terminal passam ao descobrir a doença, vem a negação, dificuldade de acreditar que a morte está tão perto e tão certa, e pior sabendo que não tem jeito de fugir daquelasituação
"A negação é uma defesa temporária sendo logo substituída por uma aceitação parcial"
Depois vem o sentimento de raiva, por que comigo? Eu não merecia isso! E aí alguém tem que ter culpadisso, alguém não fez as coisas direito, e como defesa vem o pensamento, se eu estivesse em um outro hospital melhor, com médicos melhores, enfermeiros competentes com certeza eu não estaria assim,até mesmo com a família , com as pessoas mais amadas são rispídos, agridem com palavras como se aquelas pessoas tivessem culpa, e nesse momento, a família os funcionários tem que estar preparados paraajudar o paciente enfrentar essa situação, não é pessoal com ninguém, o prolema é que ele quer descontar sua raiva naqueles que estão por perto.
Após a raiva e a revolta contra Deus vem negociação...
tracking img