Sobre os Fundamentos dos Direitos do Homem

Norberto Bobbio inicia uma discussão, sobre os seguintes temas, qual é o sentido do problema que nos pusemos acerca do fundamento absoluto dosdireito do homem; se um fundamento absoluto é possível; se, caso seja possível, é também desejável;
A principio ele vai procurar investigar se existem normas que reconheça o fundamentoabsoluto, dentro da visão dos filósofos é não de juristas, expondo os problemas de direito racional ou critico. Fazendo uma pertinente colocação a cerca de direitos humanos, pois são coisas quedesejamos, e merecem ser perseguido, porem não foram reconhecidos em sua totalidade. Não existe fundamento absoluto do direito, nos que criamos argumentos irresistíveis para nossa concepção de mundo, sendo amesma uma ilusão infundada ou imaginaria. O autor crítica o absolutismo dos direitos dentro da tese de que direitos são de um homem cuja natureza é circunstancial, histórica e mutável, nemprecisaríamos tratar dessa natureza inviolável dos direitos humanos por que a própria natureza das relações humanas é de violabilidade. Em contraposição ao rol de direito humanos irresistíveis levantados pelosjus naturalistas, Kant reduz os direitos irresistíveis em apenas um: Liberdade.
Kant reduziu os direitos irreversíveis a apenas um, a liberdade. Contudo “essa ilusão já não é possível hoje; toda buscado fundamento absoluto é infundada” (BOBBIO, 1992, p.17).
O autor levanta quatro dificuldades para o fundamento absoluto, ser muito vaga a firmação “direito do homem” para sua definição,além da dificuldade que nasce ao interpretar os termos avaliativos. O segundo “os direitos dos homens constituem uma classe variável, modificam de acordo coma s condições históricas e econômicas,(Bobbio,1992, p.19)”O que prova que não existe direitos fundamentais por natureza”. Os direitos do homem são heterogêneos, ou seja, são diferentes de acordo com as razões que se procura defender e até... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). Sobre os Fundamentos dos Direitos do Homem. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sobre-Os-Fundamentos-Dos-Direitos-Do/44446549.html

MLA

"Sobre os Fundamentos dos Direitos do Homem" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sobre-Os-Fundamentos-Dos-Direitos-Do/44446549.html>.

MLA 7

"Sobre os Fundamentos dos Direitos do Homem." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sobre-Os-Fundamentos-Dos-Direitos-Do/44446549.html>.

CHICAGO

"Sobre os Fundamentos dos Direitos do Homem." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sobre-Os-Fundamentos-Dos-Direitos-Do/44446549.html.