SOBRE ESTÁGIO, MÍDIA E MMA: ENSAIANDO A PRÓPRIA FORMAÇÃO DOCENTE

6907 palavras 28 páginas
SOBRE ESTÁGIO, MÍDIA E MMA:
ENSAIANDO A PRÓPRIA FORMAÇÃO DOCENTE

Débora Rechia Dorneles
Gustavo da Silva Freitas (orientador)

Resumo: O presente trabalho pretende ser um ensaio. Ensaio esse que tem por objetivo analisar como os alunos de uma turma de 8ª série de uma escola municipal da cidade do Rio Grande recepcionam um produto midiático acerca do conteúdo de Lutas, ao mesmo tempo em que pretende analisar minha própria intervenção no estágio supervisionado a partir de três focos: a mídia, o MMA (Mixed Martial Arts) e o estágio. Tal estágio foi realizado em uma escola municipal da cidade de Rio Grande/RS durante o 1º semestre de 2011, totalizando 20h aula. Deste espaço foram feitos registros em diário de campo e coletado material escrito produzido pelos alunos com base em aulas utilizando vídeos sobre o MMA. Concluo que os embates, os incômodos, as inquietações emergidas destas análises são atravessadas pela diferença existente entre as intencionalidades de um professor e o que acontece a partir de sua intervenção.

Palavras-Chave: Ensaio – Estágio – Mídia – MMA

Uma Forma de Começar

Fazemos essa operação considerando a questão do presente (o ensaio como um pensamento no presente e para o presente); a questão da autoria (o ensaio como um pensamento da primeira pessoa); a questão da crítica (o ensaio como um pensamento que parte de um distanciamento crítico) e a questão da escrita (o ensaio como um pensamento consciente da sua própria condição de escrita).

A presente escrita pretende ser um ensaio. Ensaio esse que, desde o início estará inspirado nas questões apresentadas por Jorge Larrosa (2004), em seu texto “Operação Ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida”. À medida que conhecia o texto, fui produzindo algumas proximidades entre estas questões e as intenções de meu trabalho, elencando-as como uma maneira de colocar este ensaio em operação.
Considero adequada uma escrita na forma de um ensaio visto que,

Relacionados