Sobre bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A sociedade contemporânea mundial tem vivenciado muitas preocupações em diversos setores: nas relações sociais, políticas, econômicas, ecológicas e educacionais, bem como com os seus reflexos no futuro da humanidade e do planeta. Essas preocupações são oriundas da forma como a sociedade tem construído a história da civilização, em que prevalece a dominação, a exploração e acompetição (CORREA, 2006).
O aumento assustador da violência física, moral e simbólica, concretizadas por meio de guerras, da miséria, da fome e da negação condições dignas de existência, dentre outras formas de depreciação da condição humana, as quais são submetidas milhares de pessoas no planeta, são reflexos de um mundo que vive da competição e da individualidade, uma vez que igualdade, respeitomútuo, dignidade, cooperação e solidariedade são valores pouco cultivados.
“A escola, espelho desta sociedade, como não poderia deixar de ser, está repleta de conflitos e, nos últimos anos, a violência vem se destacando nesta instituição e tornando-se objeto de estudo para muitos pesquisadores” (CAMARGO, 2009, p.14). A instituição escolar, também reconhecida como um dos locus de desenvolvimentopessoal e coletivo, espaço de socialização do saber e de promoção de valores, está vivenciando uma crise de relações sociais, à medida que se torna palco de inúmeros casos de violência, fenômeno cada vez mais evidente e assustador em todo Brasil. Assim já não possibilita a sensação de segurança desejada, por pais, alunos, professores e autoridades (ROCHA, 2009).
É comum ler, assistir ou escutarreportagens divulgadas na mídia abordando a questão sobre a banalização da violência, que vem se alastrando como uma epidemia no cotidiano escolar, se transformando em um interessante produto midiático. Casos de agressão também são registrados através de vídeos e compartilhados pela rede mundial de computadores, que se tornam atração nos celulares de crianças, adolescentes e jovens estudantes.Agressões entre alunos, de professores, de gestores e muitas vezes envolvendo os próprios pais de estudantes ganham notoriedade. Até pouco tempo não se tinha casos de “massacres” registrados nas escolas do Brasil. A tranquilidade aparente foi quebrada com um fato que causou pânico e comoção na sociedade brasileira, o “Massacre de Realengo”, provocado pelo jovem Welligton Meneses, que matou 12 alunos,deixou 22 estudantes feridos; ocasionando em seguida a sua própria morte. Tragédia ocorrida na Escola Municipal Tássio da Silveira, no Rio de Janeiro, em 05 de abril de 2011. Convém destacar que em nota deixada pelo próprio agressor e com bases em depoimento de parentes e amigos constatou-se que o mesmo sofria de bullying.
“De modo geral, a violência praticada nas escolas alarma a sociedade peladiversidade de crimes cometidos, mas também pela dificuldade de enfrentá-la. Independentemente de suas causas parece ser consenso que devemos combatê-la” (ROCHA, 2009, p. 86), para isso, são criadas inúmeras estratégias de intervenção. Uma das ações de combate à violência na escola, que tem sido mais evidente na atualidade é a discussão sobre o fenômeno bullying, que tem sido destaque nas escolas detodo o mundo.
O bullying é um tipo de agressão física e psicológica que intimida e oprime estudantes de todo mundo, antes não tinha nome, depois de pesquisas foi denominado bullying, termo de origem inglesa ‘Bully’, que

[...] pode ser traduzido como valentão, tirano, brigão. Como verbo, bully, significa tiranizar, amedrontar, brutalizar, oprimir, e o substantivo bullying descreve o conjuntode atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender (FANTE; PEDRA, 2008, p.34).

Segundo Fante e Pedra (2008), os estudos sobre essa temática são objetos de investigação desde 1970, e foram iniciados na Suécia e...
tracking img