So vim para ver

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1° Slide
-----
2° Slide
Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho, nasceu em Recife (Pe), em 1886 e faleceu no Rio de Janeiro, em 1968. Estudou no colégio Pedro II, no Rio de Janeiro e iniciou ocurso de engenharia, em São Paulo, abandonando-o por motivo de saúde. Em busca da cura para a tuberculose, viajou para a Suíça, onde aproximou-se de poetas pró-simbolistas, entre eles Paul Éluard. Em1917, retornou ao Brasil. Foi professor de literatura no colégio Pedro II e na faculdade Nacional de Filosofia (hoje, UFRJ). Em 1940, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. 

3° SlideAqui está 12 principais obras de Manuel Bandeira...

4° Slide
Manuel Bandeira publica em 1919 o seu segundo livro de poemas intitulado Carnaval. Nessa obra já faz uso do verso livre. Por isso, osmodernistas viram em Manuel Bandeira um precursor do movimento Modernista.

Nessa obra percebermos que o poeta vai mais e mais se engajando com os ideais modernistas. Em Carnaval temos ainda o início dalibertação das formas fixas e a opção pela liberdade formal, que se tornaria uma das marcas registradas de sua poesia

5° slide
E esse foi o Imortal Manuel Bandeira.Não podemos falar sobre Manuel Bandeira sem antes recordarmos o que foi o Modernismo Brasileiro. Este período literário eclodiu com a Revolução Industrial (século XX), pois amesma foi fruto de uma grande revolução: a Revolução de 30, onde Getúlio Vargas sobe ao poder e a burguesia industrial define um novo rumo para a economia do país, que foi a industrialização. 
Comisso, a arte e a cultura também sofreram influências, fazendo com que seus seguidores abrissem caminhos para novas transformações sociais e lutassem por uma literatura genuinamente nacional, baseada naabsoluta liberdade de criação. 

Os autores que fizeram parte da era modernista tinham como objetivo resgatar as origens culturais, até então alicerçadas nos moldes importados. 
Foi então que, em...
tracking img