So se aprende lutar, lutando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECT - DIEESE
João de Oliveira

Só se aprende a lutarlutando.
Germinal, o filme.

Este filme, baseado em livro do mesmo nome, foi escrito em 1885, sendo considerada a obra máxima de Émile Zola.
Zola nasceu em Paris em abril de 1840, tendo falecido tambémem Paris em setembro de 1902, foi um consagrado escritor francês, sendo considerado criador e o mais importante nome da escola literária naturalista, seu texto ”O Romance Experimental (1880)” é omanifesto literário do movimento.
Zola era uma figura de destaque na luta revolucionária e libertaria da França, ainda jovem inicia-se no ramo jornalístico, e suas colunas jornalísticas destilavamcríticas tanto a Napoleão, bem como à Igreja.
Em Germinal, Zola consegue colocar a descrição naturalista em um novo patamar de realismo .
A obra descreve as condições de vida e trabalho de uma comunidadede trabalhadores de uma mina de carvão na França (século XIX), os quais eram submetidos as mais cruéis condições de vida e trabalho, não havendo distinção quanto à gênero ou geração, todos eramigualmente explorados e vilipendiados.
A taverna onde os operários se reuniam para um gole pós -trabalho era também uma verdadeira escola de política, pois era neste espaço que os operários tinham contatocom as ideias socialistas que circulavam pela Europa.
O filme retrata o processo de tomada de consciência dos trabalhadores, sua revolta contra a exploração as péssimas condições de trabalho e devida e o enfrentamento com os patrões e a força policial a serviço deste.
Para dar mais veracidade ao filme, o autor passou dois meses trabalhando na extração de carvão, tendo vivido com os mineiros,comido e bebido nos mesmos locais, além de acompanhar a construção da greve.
Sentiu na pele o trabalho sacrificado, a dureza de se empurrar um vagão lotado de carvão, o calor do ambiente da mina,...
tracking img