Snyders

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Doutor Jivago é um filme emocionante não só pela belíssima história de amor que envolve um triangulo amoroso entre Doutor Jivago (Omar Sharif) médico e poeta, Tônya (Geraldine Chaplin) esposa de Jivago e Lara (Julie Christie) amante do mesmo, como também pelo contexto histórico inserido, que tem como cenário A Rússia ressaltando os conflitos entre os bolcheviques e mencheviques, ilustrando cenasdo cotidiano que retratam a sociedade russa fazendo uma análise social da época.
Yuri Jivago ao ficar orfão de mãe vai morar com um casal de aristocratas que já tem uma filha chamada Tônya, que mais tarde vem a se casar com o mesmo. Yury Jivago é um médico e poeta que usa das suas poesias para expor as contradições do regime, é convocado à 1º guerra mundial para prestar os seus serviços demédico, e durante esse trajeto conhece Lara que foi a procura do seu marido Pasha Antipova (Tom Courtenay) um jovem idealista que com o tempo passa a colocar suas idéias acima de qualquer sentimento ou afeto, transformando-se em um grande líder revolucionário Bolchevique que usa do desforço para manter a ordem.
Lara é filha de uma costureira viúva que para manter a sua casa se envolveu com um políticoaristocrata Victor kamarovsky (Rod Steiger), que passa a se interessar por Lara que é levada por ele em festas para ser apresentada a alta sociedade russa, voltando de uma dessas festas Kamarovsky a beija, a mãe de Lara ao descobrir o envolvimento da filha com o seu amante tenta se matar. Logo após esse episódio Lara é pedida em casamento por Pasha Antipova e Kamarovsky tenta fazer com que eladesista da idéia e acabam discutindo e kamarovsky estupra Lara, que revoltada vai ao encontro dele em uma festa de natal da alta sociedade e dar-lhe um tiro que só pega de raspão, festa essa que Jivago iria pedir Tônya sua futura esposa em casamento, e desde esse dia Jivago nunca mais esqueceu Lara.
Durante a 1º guerra mundial Lara e Jivago se conheceram, trabalharam juntos, e descobriram que tinhammuito em comum: a forma de ver o mundo e os mesmo gostos estéticos; e a partir daí surgiu um amor inesperado par os dois, pois Lara estava na guerra à procura do seu marido e Jivago havia deixado a sua esposa em casa. Após o fim da 1º guerra mundial ambos foram embora Jivago para sua esposa e Lara para sua filha.
Quando estoura a revolução comunista contra o Czar Jivago foge com sua família paraVarykino e ao visitar uma biblioteca em Yuriatin que ficava bem próximo de Varykino reencontrou Lara e o amor intensificou-se ainda mais, Lara tornou-se amante de Jivago e por muito tempo viveram essa história de amor até que Jivago foi sequestrado pelo exercito vermelho, obrigando-o a servilhes já que não era um desertor, até porque se fosse seria morto. Quando consegue retornar chega à Yuriatinencontra Lara que lhe entrega um bilhete de Tonya que diz que ela e os filhos estão bem e que foram deportados para Paris.
Kamarovsky aparece à procura de Lara lhe oferecendo ajuda, já que doutor Jivago pó ser um poeta de forte critica social estava segundo kamarovsky com os dias contados, e Lara e sua filha estavam em perigo, Lara expulsa Kamarovsky que a chama de lunática por não aceitar suaajuda não pensando em sua filha.
Lara sua filha e Jivago partiram para Varykino, poucos dias depois Kamarovsky vai até a casa em que Lara e Jivago estavam e mais uma vez oferece ajuda diz que os levara para um lugar seguro, Lara diz que só vai com sua filha se Jivago for, Jivago diz que vai e pede que ela vá na frente, só que não foi e Lara viajou com sua filha carregando no ventre mais um filhoesse de Jivago na companhia de Kamarovsky, e Jivago não apareceu. Desde ai Jivago e Lara nunca mais se reencontraram.
Essa história é narrada em flashback muitos anos depois pelo irmão de Jivago Gen. Yevgraf Jivago que procura sua sobrinha, que seria filha de Jivago e Lara.
Pais: | Estados Unidos |
Gênero: | Drama, Romance, Épico |
Direção: | David Lean |
Roteiro: | Robert Bolt |...
tracking img