Sniffy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Sniffy Pro foi uma maneira de proporcionar o aluno dos cursos de Psicologia, um acesso prático aos principais fenômenos de condicionamentos operante e clássico. Embora os psicólogos acreditem nesta ferramenta, sendo relevante ao comportamento humano e animal, por lado alguns cursos em Psicologia discutem e não possibilitam os alunos a possibilidade de obter pratica de laboratório.Existem razões para essa omissão.
A primeira razão é o custo. O dispositivo mais comum para o psicólogo estuda o condicionamento clássico e operante é a câmara operante (CAIXA DE SKINNER), um caixa especial com uma barra que o ratinho poderia ser treinado a pressionar e receber alimento e água além de estudos de outros estímulos. Um computador ligado a essa caixa, custaria muito caro e asfaculdades não teria como custear esse equipamento. Alem do padrão rigoroso com o tratamento destes animais, os custos são cobradas usualmente taxas diárias de manutenção para cada animal. A segunda razão pelo qual os alunos em Psicologia não tem acesso a esses animais é que pessoas consideram que o uso de animais vivos para fins de ensino, violaria o principio básico ético de tratamento humanodispensado aos animais. Mesmo sendo esses animais para ensino e nunca expostos a desconforto. Por isso foi criado o programa Sniffy Pro, para acabar com esse isolamento.
Estaremos demonstrando em forma de experimentos os processos de aquisição, extinção e recuperação espontânea. Pode-se entender por aquisição o processo pelo qual se faz um emparelhamento repetido e contínuo do estimulo condicionado(CS) que poderá ser tom ou luz com o estímulo incondicionado (US) no caso do experimento o shock que irá gerar a resposta condicionada (CR).
Já o processo de extinção é o enfraquecimento de certa resposta condicionada (CR), devido à apresentação do estímulo condicionado sem a demonstração do estímulo incondicionado, atuando dessa forma como eliminatório ou inibidor de uma resposta condicionada.Apresentando-se o tom, sem a apresentação do shock a extinção desse condicionamento irá ocorrer depois de um dado período de tempo.

No caso do processo de recuperação do comportamento extinto o que de fato acontece é quando o rato é colocado em uma situação não experimental, onde este se encontra em um viveiro sem experimentos, shock (US) ou tom (CS) – o rato, no qual já ocorrera a extinção,pode voltar a ter os mesmos tipos de reação ao tom, como sentir medo, pular etc. quando recolocado na caixa experimental. A recuperação espontânea é a reintegração do comportamento extinto. Porém desta vez o comportamento do rato é menor se comparado a primeira vez que foi adquirido a resposta condicionada.
Apresentação

O Sniffy é personagem animado, criado em computador , gravado emvideoteipe um rato vivo de laboratório. As sessões de gravação por vários horas e foram selecionados seqüências de comportamento típico de um rato.
O programa permite que você prepare e execute um variedade de experimentos de condicionamento clássico e operante, e simula os dados obtidos por psicólogos em laboratórios.
Quando um estimulo precede regularmente um outro e, desse modo, o prevê, osanimais modificam seu comportamento sob certos aspectos; os psicólogos denominam de aprendizagem condicionamento clássico(ou respondente). Outro aspecto de aprendizagem envolve a aquisição de associações entre comportamentos(respostas) e eventos externos(estímulos); os psicólogos denominam de aprendizagem condicionamento operante (ou instrumental).
O relacionamento entre processos neurofisiológicos eexplicações psicológicas da aprendizagem é análogo ao relacionamento entre a atividade elétrica nos circuitos eletrônicos de seus computador e os processo psicológicos simulados que forma a base para o comportamento de Sniffy. O programa usa um conjunto de circuitos para simular os mecanismo psicológicos que são utilizados para explicar a aprendizagem em animais e pessoas reais.
A vantagem...
tracking img